Por Guilherme Sousa para o Pplware Esta é uma ferramenta que já aqui apresentamos para Windows e uma vez que é excelente mostramos aqui como colocar a funcionar no Linux.
É um facto que quem trabalha diariamente com informática, já se deparou de certeza pelo menos uma vez com uma secretaria cheia de computadores(desktops ou notebooks) em que têm que realizar inúmeras tarefas.. normalmente manutenção ou tirar aquelas viroses que o amigo apanhou.
Com um cenário destes, na minha opinião o que trás maior incomodo, é atinar com todos os teclados e ratos que estão à nossa frente, sendo difícil não confundir uns com os outros e acabarmos por perder imenso tempo com estas trocas.
Então e se fosse possível controlar varias maquinas apenas com um teclado e um rato? Pois é isso que vou passar a explicar como se faz!
(vou utilizar Linux, mas é preciso notar, que esta aplicação é multi-plataforma funcionando também em OS X e Windows).
O Synergy esta dividido em servidor e cliente, sendo apenas necessário correr o servidor na maquina onde esta o teclado e o rato.
Instalação do Servidor
Através da consola(não abordarei a instalação através de GUI’s pois penso não haver necessidade quanto a isso):
Ubuntu: sudo apt-get install synergy
Fedora: sudo yum -y install synergy
OpenSuse: sudo zypper install synergy
ArchLinux: sudo pacman -S synergy
Gentoo: sudo emerge synergy
Com isto terão então o servidor e o cliente instalado.
De seguida conforme a distribuição que estejam a utilizar, substituam no comando a cima correspondente a palavra ‘synergy’ por ‘quicksynergy’, para que tenham uma GUI que vos ajudara a configurar o servidor.
Após a instalação do quicksynergy, corram-no através do comando ‘quicksynergy‘ na consola, devendo aparecer a seguinte janela:
No separador ‘Share‘ não é necessária nenhuma alteração, mas na ‘UseShare coloquem o campo ‘Server hostname/IP Adress‘ como ‘localhost‘.
Agora já podem carregar em ‘Execute‘ para que o servidor fique operacional!
Cliente
Para finalmente usufruírem do synergy basta correrem o seguinte comando nos PCs secundários:
synergyc -f ip_do_servidor
E pronto, neste momento já devem ter a vossa sinergia a funcionar!
Espero que vos seja útil assim como é para mim;)!