Nos dias de hoje é normal os utilizadores possuírem ter vários dispositivos e pretenderem que a informação esteja sempre sincronizada entre os mesmos.
Os serviços de armazenamento na cloud (ex. Dropbox, Copy, Box, Meo Cloud) são uma solução mas, demoram algum tanto até que a informação esteja disponível end-to-end. Quem pretender uma solução de sincronização imediata, pode optar pelo fantástico Bittorrent Sync ou então pelo Syncthing.
Quem tem vários dispositivos ligados na rede, já teve certamente a necessidade de sincronizar informação entre eles, ou seja a informação que tem em um dos equipamentos passar a estar em outros. Uma das soluções passa por ter o Bittorrent Sync instalado, mas hoje apresentamos uma alternativa: o Syncthing.
O Syncthing é uma solução multi-plataforma que oferece um mecanismo de peer-to-peer para sincronização de informação. Como referido o Syncthing é muito semelhante ao Bittorrent Sync, com a vantagem de ser open source.
Syncthing replaces Dropbox and BitTorrent Sync with something open, trustworthy and decentralized. Your data is your data alone and you deserve to choose where it is stored, if it is shared with some third party and how it’s transmitted over the Internet. Using syncthing, that control is returned to you”.
Principais funcionalidades do Syncthing
- Sincronização de vários directórios com vários utilizadores
- Interface Web Responsivo
- Suporte para Linux, MacOS, Windows, FreeBSD e Solaris. (Existe um port para Android)
- Fácil de configurar e usar
- Segurança
- A informação apenas passa entre os equipamentos que usem o Syncthing
- Todas as comunicações recorrem ao TLS
- Uso de criptografia forte, recorrendo a certificados
- Open source
Como instalar no Linux ?
Para instalar no Linux, basta descarregar aqui o .tgz correspondente ao seu sistema e depois descompactar.
Como o Syncthing é portable, basta executar o ficheiro executável
Aqui fica um screenshot da interface de gestão onde podemos visualizar o estado do serviço. Reparem que neste momento temos definida como pasta de sincronização /home/pplware/Sync. Esse reposisório pode ser facilmente alterado, assim como adicionados novos.
Pelos testes que realizamos, o Syncthing demonstrou ser uma ferramenta muito flexível, útil e acima de tudo estável. É pena que ainda não existem clientes para os dispositivos móveis mas os responsáveis por esta solução estarão certamente a tratar disso. Gostaram?