Por uma razão ou outra, todos nós temos necessidades e preferências pessoais. Num sistema operativo pode acontecer o mesmo. E apesar de existirem actualmente várias distribuições de Linux, a sensação é que por vezes falta sempre algo mais.
Foi com base nesta ordem de ideias que a Novell lançou recentemente o seu mais recente projecto denominado SUSE Studio. O novo “pet project” desta empresa, pretende ser uma aplicação web flexível e gratuita, que lhe permite construir a sua distribuição de Linux, à sua imagem e semelhança. Sem grandes conhecimentos de Linux e apenas à distância de poucos cliques, qualquer pessoa em questão de alguns minutos, pode construir um Sistema Operativo à sua imagem e semelhança, pronto para descarregar. Sem chatices, nem complicações e tudo acessível através de um site de internet, mais fácil não poderia ser.
O SUSE Studio permite-lhe criar:
- Uma appliance VMware ou Xen , apenas com os componentes que precisa para poder fazer deploy da sua aplicação para sistemas de produção.
- A sua própria Distribuição de Linux, com todas aquelas aplicações que quer e nenhuma outra distribuição traz, em formato Live CD ou DVD.
- A a sua Distribuição de Linux numa Pen USB, para que possa andar com Linux para onde quer que vá.
- Um meio de instalação no seu computador pessoal, do seu CD, DVD, ou Pen USB.
Talvez o SUSE Studio do meu ponto de vista, não interesse tanto ao “Average Joe”, que apenas quer correr o seu Linux no seu computador pessoal. Mas claramente esta solução é bastante inteligente por parte da Novell em piscar o olho a possíveis clientes na área empresarial, sendo obviamente uma ferramenta bastante útil para construir soluções específicas à base de virtualização, talhadas para correr em servidores dedicados. Ora e se o que esta página por baixo gera, não será mais que uma versão personalizada do OpenSUSE (a versão comunitária com suporte da Novell), obviamente esta poderá tirar todo o partido deste facto ao nível de suporte técnico.Como a aplicação actualmente se encontra em estado alpha, apenas um grupo selecto de utilizadores se encontra a testar esta plataforma. Porém, para todos os interessados em testar a plataforma podem dar o seu email na página principal e mal sejam abertas novas slots, serão convidados para testar a plataforma.
Deixo apenas um pequeno vídeo, que descreve de como todo o processo de geração de uma imagem de Linux, se processa: