No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.
Hoje damos a conhecer o SMS – Superb Mini Server.
O SMS – Superb Mini Server, é uma distribuição Linux, baseada no Slackware que recorre ao Webmin para a gestão dos mais diversos serviços que disponibiliza, dos quais se destacam o Apache2, sendmail, postfix, spamassassin, clamav, squid, iptables, MailScanner, mysql e o cups.
Além dos serviços referidos, o SMS pode também funcionar como um verdadeiro cliente de torrents, uma vez que vem com o TorrentFlux – um potente cliente desenvolvido em PHP para download de torrents.
Como experimentar o SMS?
O SMS está disponível em versão LIVECD, podendo também o utilizador instalá-lo directamente no disco. Para experimentar o SMS no seu PC, deverá seguir os seguintes passos:
Passo 1) Escolher a opção Run SMS
…Depois do sistema ter arrancado, são apresentadas as passwords por omissão para o Webmin, TorrentFlux, Samba, FTP, etc
Para aceder ao Webmin, basta que introduza o endereço IP atribuído à distribuição (podem ver essa informação com o comando ifconfig) seguido do porto 10000. Algo do tipo :10000″>:10000″>https://<ip>:10000
Os outros serviços, incluindo o Webmin, podem ser acedidos a partir de https://<IP>. Como podem ver, podemos aceder ao CUPS, TorrentFlux, WebERP, etc
Esta é uma distribuição ligeiramente diferente das que temos apresentado, uma vez que a gestão da mesma assenta em interfaces Web. A distribuição tem uma boa performance, não necessita de muitos recursos ao nível de hardware e pode ser uma boa solução para os mais diversos cenários. De referir que o utilizador pode, caso pretenda, instalar um ambiente gráfico nesta distribuição.