Pplware

solydx – O poder do Debian com a leveza do Xfce

Apesar de já termos apresentado o nosso TOP distribuições Linux em 2013 (Parte I, Parte II) o Pplware continua empenhado em trazer aos leitores o melhor que se faz neste mundo “alternativo” aos sistemas proprietários.

O Debian (base do Ubuntu e outras distribuições conhecidas) foi sem duvida um dos sistemas que marcou o ano de 2013. Hoje, através do nosso leitor Luís Trindade, sugerimos o solydx.

O solydx é uma distribuição Linux baseada no Debian que vem com o ambiente gráfico Xfce (um dos ambientes gráficos mais leves). Esta distribuição foi criada para oferecer todo o poder do Debian, mas ao mesmo tempo ser leve e simples de utilizador.

Relativamente ao software, esta distribuição vem apetrechada de muito bom software (Firefox como browser,Thunderbird como cliente de e-mail, VLC como player, Steam Installer, etc etc) mas também de funcionalidades que permitem uma fácil interacção e configuração de todo o sistema.

Segundo dados que constam do site do projecto, a versão de 32 bits do solydx usa em média cerca de 160 MB de memória RAM e necessita de 3.5 GB em disco para a instalação do sistema. Para a versão de 64 bits o sistema usa em média 225 MB e necessita de 3.8 GB de memória secundária.

O solydx está também disponível com o ambiente gráfico de trabalho KDE (solydxK). Vamos agora testar melhor esta distribuição que nos parece, à primeira vista, realmente muito leve e estável.


Download: Escolha aqui a sua versão


Homepage: SolydX

Exit mobile version