Pplware

Só hoje: Crossover gratuito – Aplicações Windows no Linux e Mac

Corra facilmente o Office ou o Star Wars: The Old Republic no Linux e Mac. E o iTunes no Linux?

Certamente que já lhe aconteceu estar no Linux e lembrar-se que precisava de uma determinada aplicação/jogo mas essa não se encontra disponível para sistemas Linux. Wine é certamente a solução que pensaria de imediato mas a um nível mais profissional o nome mais sonante é a plataforma Crossover da Codeweavers.

Na passada segunda feira Jeremy White, CEO da empresa Codeweavers, anunciou (aqui) que o Crossover estará gratuitamente durante o dia de hoje,  com suporte válido por 12 meses, para qualquer utilizador do planeta.

Crossover é um dos software mais fantásticos que conheço, uma vez que permite  “levar” as aplicações do mundo windows para outras plataformas, sem a necessidade de licença.  Apesar de não ser muito popular (certamente devido ao preço e custo de suporte), os utilizadores acabam por optar pelo wine que está disponível gratuitamente. O Crossover assenta no Wine mas apresenta uma interface mais user friendly e melhor suporte para “emulação das aplicações”.

O que podemos correr com o Crossover?

Na página do projecto é disponibilizada uma funcionalidade que permite pesquisar se uma determinada aplicação do Windows pode correr numa outra plataforma (Linux ou Mac) – ver aqui. Neste momento, o crossover consegue emular cerca de 10,481 aplicações, sendo que 1,632 são gold, ou seja, têm compatibilidade completa. No TOP 25 de aplicações suportadas pelo Crossover podemos ver nomes como:

  1.  Star Wars: The Old Republic
  2. Guild Wars 2
  3.  The Elder Scrolls V: Skyrim
  4.  Microsoft Outlook 2010
  5.  Microsoft Word 2010
  6. VMware vSphere Client
  7. Quicken 2012
  8. Lord of the Rings Online
  9. Diablo III
  10. League Of Legends

..veja mais aqui

Apesar de esta iniciativa ser lançada no dia do Helloween, o objetivo da CodeWeavers é incentivar os norte americanos irem as urnas para as eleições presidenciais de 2012. A ideia era simples: se 100.000 norte americanos confirmassem que iriam as urnas nas eleições presidenciais de 2012 , a empresa iria disponibilizar gratuitamente o CrossOver neste dia 31. A iniciativa falhou , mas o CEO da empresa decidiu dar continuidade ao prometido e disponibilizar o CrossOver para download.


Download: Obtenha aqui o Crossover gratuitamente (2012, 00:00 – 23:59, CDT (-5GMT))

Exit mobile version