Corra facilmente o Office ou o Star Wars: The Old Republic no Linux e Mac. E o iTunes no Linux?
Certamente que já lhe aconteceu estar no Linux e lembrar-se que precisava de uma determinada aplicação/jogo mas essa não se encontra disponível para sistemas Linux. Wine é certamente a solução que pensaria de imediato mas a um nível mais profissional o nome mais sonante é a plataforma Crossover da Codeweavers.
Na passada segunda feira Jeremy White, CEO da empresa Codeweavers, anunciou (aqui) que o Crossover estará gratuitamente durante o dia de hoje, com suporte válido por 12 meses, para qualquer utilizador do planeta.
Crossover é um dos software mais fantásticos que conheço, uma vez que permite “levar” as aplicações do mundo windows para outras plataformas, sem a necessidade de licença. Apesar de não ser muito popular (certamente devido ao preço e custo de suporte), os utilizadores acabam por optar pelo wine que está disponível gratuitamente. O Crossover assenta no Wine mas apresenta uma interface mais user friendly e melhor suporte para “emulação das aplicações”.
O que podemos correr com o Crossover?
Na página do projecto é disponibilizada uma funcionalidade que permite pesquisar se uma determinada aplicação do Windows pode correr numa outra plataforma (Linux ou Mac) – ver aqui. Neste momento, o crossover consegue emular cerca de 10,481 aplicações, sendo que 1,632 são gold, ou seja, têm compatibilidade completa. No TOP 25 de aplicações suportadas pelo Crossover podemos ver nomes como:
- Star Wars: The Old Republic
- Guild Wars 2
- The Elder Scrolls V: Skyrim
- Microsoft Outlook 2010
- Microsoft Word 2010
- VMware vSphere Client
- Quicken 2012
- Lord of the Rings Online
- Diablo III
- League Of Legends
..veja mais aqui
Apesar de esta iniciativa ser lançada no dia do Helloween, o objetivo da CodeWeavers é incentivar os norte americanos irem as urnas para as eleições presidenciais de 2012. A ideia era simples: se 100.000 norte americanos confirmassem que iriam as urnas nas eleições presidenciais de 2012 , a empresa iria disponibilizar gratuitamente o CrossOver neste dia 31. A iniciativa falhou , mas o CEO da empresa decidiu dar continuidade ao prometido e disponibilizar o CrossOver para download.