Pplware

Slacko Puppy Linux 5.5 – Dê vida ao seu computador antigo

Um linux muito pequeno, potente e muito rápido!

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”. Hoje vamos conhecer o Linux Puppy, uma distribuição que ocupa apenas 125 MB.

Puppy é uma pequena distribuição Linux que permite tornar qualquer PC (mesmo os mais antigos), numa máquina super simples, rápida e segura. Esta distribuição foi desenvolvida inicialmente por Barry Kauler e recentemente foi disponibilizado o Puppy “Slacko” 5.5 que está disponível nas versões 4G e PAE.

O Puppy “Slacko” 5.5 inclui as seguintes novidades

Veja todas as novidades aqui

Qual versão descarregar? 4G ou PAE?

O PAE (Physical Address Extension Patch) é uma funcionalidade dos processadores X86 que permite endereçar 4 GB até 64 GB em sistemas de 32 bits. Por norma os sistema operativos de 32 bits apenas reconhecem 4GB (2^32 bits) mais concretamente 3.5 GB de RAM. Para quem tem sistema de 32 bits com memória superior a 4G então é aconselhável o download da versão PAE.

De referir que um processador Intel Pentium M a 400Mhz FSB não consegue correr a versão PAE. Normalmente o PAE é suportado a partir dos processadores Centrino (em 2005). Nesse casos deve-se fazer o download da versão 4G.

Como qualquer outro Linux, o Puppy é também ideal para recuperar informação do Windows quando existe algum problema no arranque do sistema operativo da Microsoft (ver aqui).

Para quem pretender colocar facilmente o Puppy numa PenUSB, pode usar o Lili USB Creator (veja aqui como fazer). Experimentem e estejam atentos à performance do sistema!

Licença: GPL/LGPL Download: Puppy 5.5 4G [164 MB] / PAE [165 MB] Homepage: Puppy

Exit mobile version