Das muitas aplicações que uso no meu sistema, as aplicações de screenshots ocupam um lugar especial pois para a produção de artigos são uma ferramenta essencial. No windows, uso por norma o fantástico Snagit, que na minha opinião é simplesmente a melhor ferramenta neste segmento. Como o Snagit não tem suporte para sistemas operativos Linux, a alternativa (viável) é o excelente Shutter.
O Shutter (anteriormente designado de Gscrot) é como um canivete suíço no que se refere à captura de ecrãs em ambientes Linux. Com o Shutter é possível criar screenshots a partir de uma área específica, de uma janela activa, de todo o ecrã, etc. Depois de obter a captura, é possível aplicar um conjunto de fantásticos efeitos que se encontram já definidos.
Além dos efeitos, é ainda possível desenhar sobre a imagem, incluir sinais e posteriormente até podemos partilhar de imediato a imagem via Bluetooth, enviar via e-mail, através do nosso Instant Messaging, etc.
O Shutter permite ainda definir um período de tempo (delay) antes de proceder à captura do ecrã. Esta fantástica ferramenta integra bastante bem com o Gnome e nesta última versão permite capturar cantos arredondados, quando por exemplo estamos a correr o Compiz.
Como instalar o Shutter 0.87 no Ubuntu?
Para instalar o shutter no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir o seguinte conjunto de comandos:
sudo add-apt-repository ppa:shutter/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install shutter
Em resumo…
Esta era a aplicação que eu já procurava há já algum tempo para poder tirar screenshoots com qualidade no Linux. É uma ferramenta bastante completa e na qual é muito simples de trabalhar.
Melhor que o shutter para Linux? Não conheço !