Apagar ficheiros acidentalmente é algo que já aconteceu certamente a todos. Nos dias de hoje são muitas as ferramentas disponíveis para recuperar informação apagada dos sistemas e o resultados são normalmente muito satisfatórios. Para Windows temos o simples e eficaz undelete 360, o getDataBack, Wise Data Recovery, entre muitos outros.
Para Linux damos hoje a conhecer o Scalpel.
Scalpel é uma ferramenta super poderosa que consegue recuperar, com um bom índice de sucesso, ficheiros que foram apagados acidentalmente. Como sabemos, mesmo forçando a eliminação de ficheiros do sistema estes podem ser posteriormente recuperados utilizando ferramentas deste tipo.
Como instalar o Scalpel no Ubuntu e derivados?
Para instalar o Scalpel basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:
sudo apt-get install scalpel
Em seguida, é importante que reveja as configurações associadas a aplicação, de forma a definir quais os tipos de ficheiros a recuperar. Por omissão todas as extensões vêm comentadas no ficheiro de configuração que se encontra em /etc/scalpel/scalpel.conf :
sudo nano /etc/scalpel/scalpel.conf
Exemplo
Considerando que pretende que a ferramenta pretende procurar ficheiros .pdf, basta que no ficheiro de configurar descomente a secção associada ao PDF
[...]
pdf y 5000000 %PDF %EOF\x0d REVERSE
pdf y 5000000 %PDF %EOF\x0a REVERSE
[...]
Para iniciar a pesquisa, basta executar o comando
sudo scalpel /dev/sda1 –o /home/ppinto/recup
Nota: O argumento –o indica o directório para onde a informação recuperada deverá ser guardada.
A informação (especialmente pessoal e produzida por nós) é algo que não tem preço ! Com o Scalpel podemos facilmente recuperar ficheiros apagados acidentalmente. Apesar de (felizmente) não ser uma aplicação que tenhamos de usar frequentemente é sem duvida a ferramenta a guardar para eventuais problemas futuros.