…e contou com a colaboração da Microsoft para implementação do suporte para Active DIrectory
Com a diversidade de sistemas operativos que existem actualmente, é importante que existam protocolos que permitam a interoperabilidade entre os mesmos. Seria impensável, por exemplo, nos dias de hoje, um sistema Windows não conseguir “falar” com um sistema Linux ou um MacOS não conseguir “falar” com um Windows. A adopção do protocolo IP na maioria das redes de dados e sistemas facilitou todo o processo, mas há outros protocolos, bastante relevantes, como é o caso do SMB (protocolo Samba). Hoje vamos conhecer as fantásticas novidades do Samba 4.
O Samba permite implementar mecanismos de partilha de ficheiros e impressoras, sendo assim possível o acesso a recursos do Windows a partir do Linux. Recentemente, a equipa responsável pelo projecto disponibilizou o Samba 4.0 que traz algumas interessantes novidades das quais destacamos:
- Possibilidade de controlar um Active Directory
- Suporte para Group Policy
- Nova infraestrutura RPC
- Roaming Profiles
- Disponibilização de ferramentas administrativas do Windows
- Integração com o Exchange
- Servidor de directório LDAP
- Servidor seguro de Dynamic DNS
- Servidor de autenticação Heimdal Kerberos
- Suporte para Windows XP,7, 8
- Suporte para SMB3 e SMB2.1
Vejam todas as novidades aqui
Segundo informações. o suporte para Active Directory no Samba 4 demorou cerca de dez anos e contou com a colaboração da própria Microsoft. A Microsoft, através do seu director de desenvolvimento do Windows Server, referiu que tem um compromisso no sentido de apoiar a interoperabilidade entre sistemas.
Num próximo tutorial iremos ensinar como instalar e configurar o Samba 4 e tirar partido de todas as suas funcionalidades.