Samba – Opening Windows to a Wider World
Com a diversidade de sistemas operativos que existem actualmente, é importante que existam protocolos que permitam a interoperabilidade entre os mesmos. Seria impensável por exemplo nos dias de hoje, um sistema Windows não conseguir “falar” com um sistema Linux ou um MacOS não conseguir “falar” com um Windows. A adopção do protocolo IP na maioria das redes de dados e sistemas facilitou todo o processo, mas há outro protocolos bastante relevante como o caso do SMB (protocolo Samba).
O Samba permite implementar mecanismos de partilha de ficheiros e impressoras, sendo assim possível o acesso a recursos do Windows a partir do Linux. Recentemente, a equipa responsável pelo projecto disponibilizou o Samba 3.6.0 que traz algumas novidades das quais destacamos:
- Suporte para SMB2 (Server Message Block version 2) – protocolo usado pelo Windows Vista
- Suporte para SMB2.1 – protocolo usado pelo Windows 7
- Adicionado o SMBTA (SMB Traffic Analyser), um software que permite aos utilizadores monitorizar o serviço SMB e também criar estatísticas de utilização
- Melhorias a nível de mecanismos de segurança
Veja aqui todas as novidades
Quem pretender instalar o Samba, pode seguir o nosso artigo HowTo: Partilha de ficheiros com Samba ou então seguir a documentação disponibilizada no próprio site do Samba aqui.