O Fedora é um dos nomes mais conhecidos quando se fala em distribuições eficientes de Linux.
Depois de alguns atrasos, a equipa do projecto anunciou finalmente o lançamento da sua nova versão, o Fedora 13 que foi baptizado com o nome Goddard. Esta versão conta com muitas melhorias e algumas novidades.
O Fedora é uma das minhas distribuições preferidas de Linux e antes de existir o Ubuntu era a única distribuição que usava. A simplicidade, flexibilidade, usabilidade e suporte foram trunfos que me convenceram, deste o primeira dia que conheci esta distribuição…já la vai uns anitos.
Segundo o site distrowatch, o Fedora ocupa a terceira posição no que se refere a preferência por parte dos utilizadores. Vamos conhecer as novidades desta nova versão.
Novidades do Fedora 13 “Goddard”
- Melhorias a nível de suporte 3D para placas gráficas NVidia através do driver Nouveau.
- Tempo de boot mais rápido
- Melhorias no suporte ao Ipod
- Instalação automática a nível de impressoras e pacotes de idiomas
- NetworkManager agora com suporte para ligações a Internet com base no seu telemóvel via Bluetooth
- Melhor suporte para webcams
- Actualização para NFS
- Plataforma Zarafa
- Sistema de rollback com btrfs
- Python debugging e instalações paralelas
- Novas aplicações: Firefox.6, KDE 4.4, Gnome 2.30, Sugar 0.88, Moblin 2.2, Shotwell photo manager, Deja-dup (software backup), Pino Identi.ca/Twitter, entre outros.
Confira todas as novidades aqui
O Fedora é um sistema operativo baseado em Linux, que traz tecnologia de ponta em software livre e gratuito. O Fedora é sempre livre para que qualquer pessoa possa usar, modificar e distribuir. É concebido por pessoas de todo o mundo que trabalham em conjunto, como uma comunidade: o Projecto Fedora.