A equipa responsável pelo projecto Caixa Mágica, anunciou recentemente, no site do projecto, a disponibilização do Caixa Mágica 18. Esta nova versão traz algumas novidades interessantes das quais se destacam o suporte durante o período de 5 anos e também as ultimas novidades do mundo open source. Tal como as versões anteriores, esta versão traz já de raiz um conjunto bastante alargado de codecs áudio e vídeo, bem como o Adobe Flash, Acrobat Reader e Skype para que após instalação o utilizador tenha um sistema totalmente operacional.
Será o Caixa Mágica 18 a versão que aproximará ainda mais os utilizadores do mundo Linux?
O Linux Caixa Mágica 18 está disponível em quatro versões diferentes, cada uma delas nas versões de 32 e 64 bits. As versões disponíveis são:
- Caixa Mágica 18 – Gnome
- Esta versão da Caixa Mágica traz como ambiente de trabalho o Gnome 3.4.1. Tem à escolha a utilização do Gnome Shell (por omissão), o ambiente de trabalho mais moderno criado pelo projecto Gnome, mas também está disponível a versão clássica do Gnome para quem prefira
- Caixa Mágica 18 – KDE
- Ambiente de trabalho o KDE 4.8.2. Por omissão o ambiente vem no modo plasma desktop (a área de trabalho é composta por widgets), mas pode facilmente ser alterada para o o modo “folderview” de forma a ter uma área de trabalho tradicional.
- Caixa Mágica 18 – LXDE
- Ambiente de trabalho o LXDE 4.8.2. É uma versão especialmente recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo, mas que não perde nenhuma funcionalidade para as versões KDE e Gnome.
- Caixa Mágica 18 – Servidor
- Esta versão da Caixa Mágica é especialmente indicada para a instalação de servidores, suportando LVM e RAID na instalação, bem como permitindo a instalação de diversos conjuntos de pacotes considerados padrão para a área de servidores.
A nível global o Linux Caixa Mágica 18 traz integrado:
- Kernel 3.2.0 (a versão 32 bits tráz um kernel PAE, excepto a versão LXDE que é não-PAE para evitar problemas com equipamentos muito antigos);
- LibreOffice 3.5.3;
- Firefox 12;
- Chromium 18.0.1025.168;
- Nova versão do software do cartão de Cidadão Português (para 32 e 64 bits);
- …entre muitas outras novidades
A equipa responsável pelo projecto destaca também a nova página a partir da qual os utilizadores podem agora facilmente instalar, com apenas um clique, os pacotes de software mais votados pela comunidade: Caixa Mágica TopApps
Esta versão inclui também o instalador Wubi, para que posso proceder à instalação do CM18 directamente do Windows.
Primeiras Impressões
Apesar de ainda não ter tido ainda muito tempo para testar ao pormenor as funcionalidades desta nova versão, devo referir desde já que fiquei rendido à performance de todo o sistema (mesmo estando eu com o sistema virtualizado). Vamos tentar nos próximos dias trazer uma analise completa, tendo já como base a experiencia com o SO.
Num período de grande austeridade, a adopção de Linux por parte das empresas pode significar uma grande poupança ao nível dos sistemas. Nesse sentido gostaríamos de saber qual a vossa opinião relativamente à adopção deste projecto nacional em empresas nacionais.