Pplware

Ubuntu 11.04 – Saiba como ocultar a barra lateral do Unity

Quando instalei pela primeira vez o Ubuntu 11.04 com o Unity, pensei de imediato que a barra lateral talvez tivesse as mesmas funcionalidades que a barra do Windows. O utilizador podia adicionar facilmente programas, definir onde a barra deveria aparecer (esquerda, direita, topo, fundo) e também definir como auto-ocultar tal barra.

Como no Windows costumo usar sempre a opção auto ocultar da barra, onde definir essa opção na barra do Unity?

Como já podemos comprovar num artigo anterior , oU nity disponibiliza algumas funcionalidades interessantes (como por exemplo o suporte a quicklists). Para quem pretender definir a opção de auto ocultar (Auto-hide) deve seguir os seguintes passos.

Passo 1 – Vamos abrir o Ubuntu Software Center e mandamos procurar por Compiz. Como resultado dessa pesquisa vamos instalar o pacote “Advanced Desktop Effects Settings (ccsm)”

Passo 2 – Depois de instalado, mandamos executar o ccsm (CompizConfig Settings Manager)

Passo 3 – Já dentro do CompizConfig Settings Manager, escolhemos no menu do lado esquerdo Desktop e em seguida damos um clique em Ubuntu Unity Plugin

Passo 4 – Nas opções disponibilizadas, procuramos por Hide Launcher e definimos a opção Autohide.

E está feito. Como podemos ver pela imagem inicial, a barra lateral fica oculta e cada vez que passamos o rato no canto lateral superior direito, a barra fica novamente disponível para o utilizador.

Alguém conhece outras dicas para o Unity?

O que já falamos sobre o Ubuntu 11.04?
Exit mobile version