Pplware

Roubaram-lhe o seu PC com Linux? Localize-o

As plataformas de tracking são hoje uma excelente ajuda quando perdemos ou nos roubam o nosso dispositivo! Estas ferramentas são muito simples de usar e até disponibilizam suporte para dispositivos móveis.

Apesar de alguns sistemas operativos trazerem já ferramentas nativas para fazer o tracking de equipamentos, a nossa sugestão de hoje vai para o popular Prey.

O Prey não é propriamente uma novidade no Pplware pois já falámos sobre o mesmo várias vezes no passado. Na prática o Prey é um software multi-plataforma que permite saber a localização de um determinado equipamento. Este serviço é gratuito e recorre a métodos de geo-localização, baseados no endereço IP ou sensor de GPS, para encontrar um dispositivo que tenha sido perdido ou roubado.

Como instalar o Prey no GNU/Linux?

A instalação do Prey no Ubuntu e derivados é algo bastante simples. Para isso basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo apt-get install git prey npm
sudo npm install -g prey
sudo prey config gui

Em seguida basta que criem um novo utilizador ou usarem as credenciais de uma conta de um utilizador já criado.

No caso de criarem uma nova conta devem indicar o vosso nome, e-mail e password que pretendam.

Caso tudo esteja correctamente preenchido, o utilizador deverá receber uma pequena notificação com essa indicação.

No e-mail o utilizador deverá também receber a confirmação da criação da conta com as informações da máquina que vai estar monitorizada.

Para “seguir” os equipamentos registados basta aceder à interface gráfica do serviço que disponibiliza aos utilizadores as mais diversas funcionalidades.

O que poderá saber através do PREY?

O Prey está disponíveis para vários sistemas operativos – ver aqui. De acordo com os testes realizados pelo Pplware, esta ferramenta funciona bastante bem e os resultados são bastante precisos.

Exit mobile version