Pplware

Resumo – Evento Linux 2013

Foi na manhã do dia 26 do passado mês no auditório do Polo tecnológico de Lisboa em Telheiras que começou o 11º Evento Linux organizado pela Syone e  co-organizado pela Caixa Mágica, teve como tema “Winning on Linux”.

O Pplware esteve presente e hoje vem dar-vos conta dos principais momentos que aconteceram neste evento dedicado exclusivamente ao Linux.

O evento começou com a apresentação da agenda pelas palavras de Eduardo Taborda, director da Syone que também aguçou o apetite em relação às apresentações posteriores, destacando a implementação de tecnologias open source a nível nacional e europeu.

Paulo Trezentos – Caixa Mágica:

Seguiu-se o CTO da Caixa Mágica Paulo Trezentos que se mostrou inabalável quanto à presença do sistema operativo Linux em pelo menos 50% dos computadores mundiais num prazo de 5 anos, apostando inclusive um almoço com a plateia. As principais razões que deu para esta sua certeza é o desaparecimento de alguns entraves quanto à adopção de um sistema linux, como a interoperabilidade, falta de aplicações para o mundo empresarial, o suporte de hardware e o design menos apelativo. Tudo restrições que estão a desaparecer ou já desapareceram. Mostrou também que os computadores de secretária e portáteis deverão ser cada vez menos populares, deixando espaço para os smartphones com conceitos similares ao do Ubuntu Edge. Esta mudança vai ser possível devido ao aparecimento das media queries no CSS3, SaaS (Software as a Service), sistemas cloud e com a ajuda das operadoras de telecomunicações, com o aparecimento das chamadas flat rates a preços acessíveis.

 

Tristan Nitot – Mozilla:

Tomou a palavra o fundador da Mozilla na europa, Tristan Nitot que começou por revelar que segundo um estudo, o firefox foi considerado o browser mais seguro. Seguidamente referiu que a indústria dos computadores de secretária está morta e que os tablets e smartphones são o futuro, pois a web é a nova plataforma mobile, com isto Nitot mostra que no FirefoxOS tudo é uma aplicação web. O FirefoxOS apenas recorre ao kernel linux e ao Gecko (motor de renderização web utilizado pelo firefox). O primeiro telefone a utilizar o FirefoxOS sairá no final do ano.


Apresentação

 

Raúl Oliveira –  IPBrick:

Chega-nos agora Raúl Oliveira, CEO da IPBrick, que nos fala dos seus clientes como a Unicer que optou pelas centrais telefónicas IPBrick em vez da dos gigantes internacionais como a Siemens, Alcatel e mesmo a Cisco. As soluções apresentadas pela IPBrick são bastante apelativas, pois em vez de uma central que utiliza software proprietário cujo valor alcança na casa das centenas de milhares de euros, a solução IPBrick equivalente fica na casa de alguns milhares de euros, este preço muito devido às tecnologias open source presentes neste sistema.


Apresentação

 

Stéphane Dumond –  Gendarmerie Nationale:

A segunda parte do evento começou com a apresentação do Major Stéphane Dumond da Gendarmerie Nationale, que se encontra a supervisionar a migração de 72 mil máquinas de Windows XP para o GendBuntu, uma distribuição baseada no Ubuntu criada para esta força policial. Esta migração já decorre desde 2004 com a migração de toda a suite office para a do openoffice. A grande vantagem da adopção de tecnologia opensource para além da diminuição dos custos com software proprietário, é a diminuição das intervenções de suporte técnico. Tudo isto só é possível com a adopção de standards abertos para promoção da interoperabilidade e com recurso a serviços centralizados.


Apresentação

 

Frank Siebert – Trinuts GmbH:

Após a intervenção do Stéphane Dumond, chega-nos agora dentro da mesma temática das migrações para software livre,Frank Siebert, responsável pela migração dos sistemas de um importante organismo público alemão”. Frank rapidamente identifica que começaram pela migração do Microsoft Office para OpenOffice e que para ajudar nesta migração foram incluídas cerca de 21 mil macros, formulários e templates criados a partir de uma extensão elaborada para este efeito, a Wollnux.


Apresentação

 

André Vasconcelos – Agência para a Modernização Administrativa:

Apresentou publicamente as poupanças significativas que a utilização de software open source pode trazer à Administração Pública, e destacou o que está a ser implementado no âmbito do Plano Global estratégico de racionalização e redução nas TIC.


Apresentação

 

Erik Brieva – Red Hat:

Depois de almoço, apresentou o empreendedor do ano de 2006 em Espanha, Erik Brieva da Red Hat, que nos apresenta as possibilidades das soluções JBoss como potenciador de flexibilidade, escalabilidade, e interoperabilidade. A grande vantagem do JBoss é a ligação entre os diversos departamentos de uma empresa, como assistências técnicas e o departamento financeiro, etc.


Apresentação

 

Chris Dressel e Kim Hansen – Kwamecorp:

Após a apresentação de Erik, veio a aguardada apresentação do Fairphone pelas vozes de Chris Dressel e Kim Hansen fundadores da Kwamecorp. Para quem não conhece o Fairphone é um smartphone completamente open source, tanto em hardware como software. Para além disto, os elementos usados para fabricar este smartphone têm origem em paises não conflituosos, a fábrica chinesa onde é montado tem condições e ordenados acima da média para os trabalhadores. Já foram vendidos até a data mais de 16 mil telefones que nem sequer existem, que só vão começar a ser distribuídos em Dezembro a partir de uma empresa que nunca fez um telemóvel, incrível!


Apresentação

 

Eduardo Taborda – Syone e Miguel Silva – ARTelecom: 

A Syone apresentou o seu case study de solução de virtualização no cliente, com Raspberry Pi model B, e pelas mãos de Miguel Silva da ARTelecom, foi apresentado o caso implementado pela Syone na ARTelecom, uma solução de virtualização no servidor com Red Hat Enterprise Virtualization.


Apresentação

 

José Soares – IPBrick:

O tema da apresentação foi uma solução de virtualização da IPBrick mais uma vez recorrendo a tecnologias open source como o KVM e Archipel, que permitem não só poupar como uma fácil gestão do parque e da própria solução de virtualização.


Apresentação

 

Álvaro Pinto – ESOP:

Já na fase final deste evento foi atribuído o Prémio Abertura pela mão de Álvaro Pinto da Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas (ESOP) que pretende destacar as empresas que adoptam Software Livre. Este ano os vencedores foram a equipa de Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, nos quais também estavam nomeados o IGAC e o Instituto de Informática da Segurança Social.
Apresentação

 

Galeria:

 

Obrigado à organização do Evento Linux 2013 e ao Fábio Nave pelas fotografias.

Exit mobile version