Quando se fala em inovação e tecnologia, a Coreia do Sul é por norma um dos países que está sempre na vanguarda. Mas hoje não falamos da Coreia do Sul …mas sim da Coreia do Norte, um país que dispensa apresentações e que recentemente anunciou ao mundo a nova versão do popular Red Star OS…que é uma cópia do MacOS.
A última versão do sistema operativo coreano Red Star OS foi completamente remodelada, apresentando agora uma interface muito idêntica a do MacOS. De referir que já a ultima versão trazia o popular ambiente gráfico KDE que imitava muito bem a interface do Windows 7.
O Red Star OS é desenvolvido pelo Centro de Computação da Coreia (KCC), um importante centro de programação de software em Pyongyang. O Red Star OS é baseado no Kernel Linux e foi em 2010 que o sistema passou a ser conhecido mundialmente, depois de um estudante russo o ter publicado na Internet.
Sabe-se que a nova versão do Red Star OS foi disponibilizada recentemente e os screenshots divulgados mostram que há uma aproximação ao o popular SO da gigante Apple.
Começamos pela interface que permite definir o fuso horário do computador. Muito familiar para quem usa MacOS…
E mudar o background?…tão simples como num MacOS.
Passamos agora ao gestor de ficheiros..muito semelhante ao que vimos no SO da Apple.
Depois a parte da produtividade…o cliente de e-mail que já apresentamos na imagem de abertura do artigo…o terminal
…e a suite de produtividade que vem já com o sistema operativo.
Mas alem de algumas semelhanças com o MacOS, o Red Star OS vem também com o Wine que permite correr aplicações Windows dentro do próprio sistema.
O Red Star OS vem ainda com um browser baseado no Mozilla Firefox que tem o nome de Naenara. Esta nova versão tem a marca do professor da área da computação, Will Scott, que lecciona também na Universidade de Pyongyang.