Pplware

Red Star 3.0 – O SO do presidente norte coreano…

…que é um clone do popular OSX da Apple

A Coreia do Norte é um dos países que dispensa apresentações. Kim Jong-un, actual líder Coreia de Norte e o mais jovem chefe de Estado do mundo com apenas 32 anos é conhecido pelas suas atitudes mais que radicais.

Mas hoje vamos conhecer o Red Star 3.0, o Linux Coreano que é um clone do OSX e está disponível para download.

A Apple é amada por muitos mas “odiada” por outros tantos. Kim Jong-un parece estar actualmente do lado dos que admiram a marca da maçã e, na última versão do Linux Coreano, o Red Star, o líder coreano quis que fosse muito parecido com o OSX.

De salientar que o Red Star 2.0 trazia o popular ambiente gráfico KDE, que imitava muito bem a interface do Windows 7… mas Kim Jong-un agora está mais virado para a Apple.

O Red Star OS é desenvolvido pelo Centro de Computação da Coreia (KCC), um importante centro de programação de software em Pyongyang. O Red Star OS é baseado no Kernel Linux e foi em 2010 que o sistema passou a ser conhecido mundialmente, depois de um estudante russo o ter publicado na Internet.

Mas vamos conhecer melhor o Red Star 3.0

Tal como o OSX, o Red Star 3.0 vem também com uma dock onde se concentra a maioria das funcionalidades. Todo o aspecto gráfico é quase uma cópia do sistema operativo da empresa de Cupertino. Para quem tiver dificuldades na instalação, há também um tutorial disponível aqui.

Em vez de usar o Chrome ou o IE, o Centro de Computação da Coreia criou o Naenara, que não é mais que uma versão modificada do Firefox.

O Red Star 3.0 vem com um editor de texto, cliente de e-mail, ferramentas de áudio e vídeo e vários jogos (tal qual uma distribuição Linux tradicional). Também como os seus antecessores, esta versão vem com o Wine, o que permite correr várias aplicações do Windows.

Ao nível do ambiente gráfico, o Red Star 3.0 tem o KDE 3. Esta nova versão tem a colaboração do professor da área da computação, Will Scott, que lecciona também na Universidade de Pyongyang.

Para quem quiser experimentar esta distribuições, pode fazê-lo pois a mesma já anda pelos sites de torrents – ver aqui.

Exit mobile version