Pplware

ReactOS 0.4.0 – Para quem já tem saudades do Windows XP

Não, o Windows XP não voltou apesar de ainda estar presente em muitos computadores por esse mundo fora. Quem chegou agora foi o popular ReactOS, que é um clone do Windows sob a licença GNU GPL, e que é sem duvida uma excelente alternativa ao Windows XP.

Vamos conhecer as novidades do novo  ReactOS 0.4.0.

O Windows XP já “partiu” há algum tempo mas o que não faltam por aí é alternativas! Para quem não conhece, o ReactOS é um sistema operativo gratuito e de código aberto, muito semelhante ao Windows, que reflecte um esforço para criar uma alternativa em Software Livre ao Microsoft Windows, mantendo a compatibilidade com o hardware e software existentes.

ReactOS is an open source effort to develop a quality operating system that is compatible with applications and drivers written for the Microsoft Windows NT family of operating systems (NT4, 2000, XP, 2003).

Após 10 anos do lançamento do ReactOS 0.3.0, a equipa responsável por este projecto lançou agora uma nova versão que se destaca por ser gratuito e pela continuidade no suporte a aplicações e drivers Windows num ambiente open source.

Nearly ten years ago the ReactOS project released version 0.3.0. Today we are proud to announce the formal release of version 0.4.0. A great deal of work has gone into making this release happen and, as we look back, it is remarkable to consider how far the project has come since that release a decade ago. Here we document some of the highlights that separate 0.4.0 from not just the 0.3.17 release but also the cumulative achievements that the 0.3.x series achieved. User-centric improvements: ext2 read/write and NTFS read support; new explorer shell and theme support; SerialATA support; sound support; USB support; VirtualBox and VirtualPC support; wireless networking

Principais características do ReactOS 0.4.0

Quer experimentar o ReactOS?

Quando apresentamos uma distribuição, surge normalmente a questão de qual a forma mais simples para testar a mesma. Para isso basta gravar o .iso para um CD/DVD ou criar uma penUSB com boot.

Um dos métodos que eu pessoalmente considero ainda mais práticos, é a criação de uma máquina virtual (no vmware ou virtualBox) e assim podemos explorar a distribuição. O projecto ReactOS disponibiliza já as máquinas virtuais para vmware ou virtualBox pré-compiladas. Que mais falta?

O projecto ReactOS conta ainda com uma grande comunidade de utilizadores e muita informação disponível no site do projecto.

Exit mobile version