Pplware

Raspberry PI como sistema de videovigilância low cost

Um dos tutoriais mais pedidos na categoria do Raspberry PI, é ensinar como transformar o mini PC num sistema de videovigilância. Na verdade, este é um tutorial bastante simples de implementar, visto existirem já várias plataformas gratuitas para o efeito…basta instalar e usar.

Depois de apresentarmos aqui o ZoneMinder, hoje vamos ensinar como instalar a mesma no Raspberry PI e transformá-lo num autêntico sistema de videovigilância low cost.

O ZoneMinder é uma fantástica plataforma para capturar, analisar, gravar imagens/vídeo e  também gerir os dispositivos responsáveis por essa captura (ex. câmaras de video). Esta plataforma oferece ainda um sistema de detecção de movimento, com gravação de imagens, podendo assim aumentar o segurança do cenário monitorizado, como por exemplo, Vídeo vigilância da nossa casa, do nosso carro. O O ZoneMinder tem total suporte na distribuição Pipplware.

Principais características
Como transformar o Raspberry PI num sistema de videovigilância ?

Para instalar o ZoneMinder no Raspberry PI basta que execute, simplesmente, o seguinte comando (uma vez que o ZoneMinder já está nos repositórios):

sudo apt-get install zoneminder

No decorrer da instalação apareceram os seguintes passos de configuração do  mysql-server. Primeiro é necessário indicar a password, caso esteja definida,  do utilizador root para acesso ao MySQL.

Depois indicar o FQHN da máquina onde estamos a instalar o software. Na prática é indicar o nome do vosso Raspberry PI (podem ver esta informação com o comando hostname).

E está feito. Para testarem o ZoneMinder  basta que acedam a http://localhost/zm.

Nota: Caso não esteja funcionar, devem verificar se a linha abaixo está no ficheiro /etc/apache2/sites-enabled/000-default

Alias /zm /usr/share/zoneminder

Depois da alteração, devem reiniciar o apache através do comando

sudo /etc/init.d/apache2 restart

Como viram, é muito fácil instalar esta plataforma no Raspberry PI (ou em outra qualquer plataforma Linux). Num próximo tutorial iremos ensinar a usar a plataforma, tirando partido de todas as funcionalidades que a mesma oferece. Já conhecem a câmara para o Raspberry PI? Vejam aqui.

Exit mobile version