Pplware

pysdm – Montar dispositivos de armazenamento no Linux

Como é sabido, nos sistema Unix/Linux existe a directoria /dev é por omissão o local onde se encontram todos os ficheiros virtuais que representam dispositivos. Esses ficheiro virtuais podem posteriormente ser associados a dispositivos físicos reais.

O comando mount é utilizado para montar um dispositivo na hierarquia do sistema de ficheiro do Linux. No entanto este processo de mapeamento (via linha de comandos), nem sempre é simples e gera sempre algumas dúvidas a alguns utilizadores menos experientes.

Hoje vamos conhecer o pysdm, uma aplicação gráfica para gestão de dispositivos de armazenamento.

O pysdm (Storage Device Manage) disponibiliza um interface gráfico para que os utilizadores possam criar mountpoints sem a necessidade de acederem ao fstab.

Principais características

Como instalar o pysdm no Ubuntu?

Para instalar o pysdm no Ubuntu,basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:

sudo apt-get install pysdm

Depois de instalado, basta ir a System > Administration > Storage Device Manager para iniciar o pysdm. O pysdm possui ainda um assistente de configuração, que disponibiliza várias opções como mostra a figura seguinte.

Para os utilizadores do Linux, o pysdm é sem duvida uma excelente ferramenta pois evita que tenhamos de andar sempre à procura do comando correcto para montar partições e dispositivos de armazenamento. Experimentem!

Exit mobile version