É verdade que os browsers de hoje já trazem funcionalidades de gestão de downloads. No entanto, ainda não substituem um bom gestor! Nesta área, uma das ferramentas em destaque é o “velhinho” IDM (Internet Download Manager).
O IDM é dos melhores, mas é pago. Como alternativa open source hoje apresentamos o PyIDM.
Um gestor de downloads é sempre uma ferramenta importante em qualquer sistema operativo. Além de uma gestão mais eficiente, estas ferramentas aceleram significativamente os downloads e disponibilizam outras opções bastante interessantes.
O IDM é um gestor de downloads que incrementa, significativamente, a velocidade de transferência de conteúdos. Esta ferramenta recupera eventuais ligações perdidas e disponibiliza muitas outras funcionalidades interessantes. Esta ferramenta é paga, mas os utilizadores podem testá-lo durante um período de tempo. Para quem procura uma alternativa ao IDM, a nossa sugestão vai para o PyIDM.
PyIDM: Rápido e robusto como o Internet Download Manager
O PyIDM é uma alternativa open-source e grátis ao IDM. Esta ferramenta foi desenvolvida em Python e tem até a capacidade de reproduzir vários conteúdos multimédia. Como principais características, este gestor de downloads destaca-se do facto de:
- Suportar downloads agendados
- Múltiplas ligações
- Suporte para temas
- Definição de Proxy
- Definição da velocidade
- Número máximo de downloads concorrentes
- entre outras características – pode ver aqui.
Como instalar o PyIDM no Linux?
A instalação do PyIDM é relativamente simples. Para começar deverá correr o seguinte comando para a instalação dos codecs necessários e também do compilador python.
sudo apt install python-pip python3-pip python3-tk xclip ffmpeg
Em seguida, para instalar o PyIDM basta que executem o seguinte comando…
$ sudo pip3 install pyIDM
ou
$ pip3 install pyIDM
Por fim basta executar o comando pyIDM.
Se procuram um bom gestor de downloads para Linux, experimentem este. Existem ainda, disponível aqui, uma versão portable para Windows. Todo o código está disponível no Github.