Pplware

PplLinux – A Distribuição Linux Pplware

No passado dia 1 de Novembro de 2012, o Pplware criou a Comunidade Pplware Linux com o principal objectivo de juntar utilizadores entusiastas do mundo GNU/Linux para trocar ideias, know how, experiências, debater sobre as várias distribuições, etc. O desafio era sermos a  maior comunidade Linux, em Português, e para isso era importantíssimo o contributo de todos, quer na divulgação quer na partilha de conteúdos.

Passados apenas 5 meses, a Comunidade Pplware Linux conta com cerca de 600 utilizadores e mais de 5000 mensagens trocas. Nos últimos meses, um grupo restrito de colaboradores da comunidade criou a Distribuição Linux Pplware que hoje damos a conhecer.

Nos últimos anos, o interesse dos nossos leitores pelo mundo Linux cresceu significativamente. Muitos eram os pedidos para criamos a nossa própria distribuição e, após a criação da Comunidade Pplware Linux, a ideia ganhou ainda mais força.

Os últimos meses foram de constante trabalho de um grupo restrito da comunidade, e hoje é com muito orgulho que apresentamos a PplLinux – A Distribuição Linux Pplware.

A distribuição PplLinux é baseada no Ubuntu 12.10 e vem com o Mate 1.4 como ambiente gráfico de trabalho pré-definido (podendo ser instalado o Gnome, KDE, Cinnamon, entre outros). A escolha do Mate como ambiente gráfico deveu-se ao facto de ser simples, bonito e muito estável.

Nesta distribuição decidimos apostar na disponibilização de software e incluímos o Gthumb e Gimp para os gráficos, Pidgin como IM e para a reprodução de áudio e de vídeo temos o VLC, o Mplayer e o Banshee.

O Flash Player, Java e codecs vêm já instalados para que possam navegar na web e reproduzir todos os nossos vídeos e músicas com facilidade!

A distribuição PplLinux estará disponível a partir da próxima quinta-feira, para os utilizadores que fizerem o pré-registo. Nesta primeira fase a distribuição apenas estará disponível a um grupo restrito de 200 utilizadores (para podermos avaliar eventuais bugs e proceder às respectivas correcções) mas será disponibilizado publicamente a partir de 18 de Abril, data do 8º aniversário do Pplware.

Em nome do Pplware resta-me agradecer a toda a comunidade Linux Pplware e em especial ao grupo que trabalhou nesta distribuição que terá a marca Pplware. O nosso muito obrigado.

FORMULÁRIO PRÉ-REGISTO

Exit mobile version