Há uns meses atrás descobri um site que se dedica a compilar pacotes .deb para o Ubuntu. Para meu espanto, venho a constatar que o projecto é de um português e que o conceito tem um enorme potencial, já que permite aos utilizadores do Ubuntu terem pacotes actualizados a uma velocidade que não seria possível se só usassem os repositórios oficiais.
O criador do portal getdeb.net, João Pinto concedeu-nos uma pequena entrevista em que dá a conhecer melhor este ambicioso projecto.
Balari: Para começar, poderias explicar-nos o que é o portal getdeb.net.
João Pinto: O portal getdeb.net é um portal que disponibiliza actualizações e novos programas, distribuídos de forma a que sejam facilmente instalados em Ubuntu, poder-se-á comparar a tantos outros portais que já existem para aplicações Windows, mas dedicado exclusivamente ao sistema Ubuntu.
B: Como é que surgiu este projecto?
JP: O projecto surgiu pela percepção daquele que continua a ser ainda um grande transtorno para os novatos, a instalação e actualização dos programas, a política de actualizações dos repositórios oficiais apenas garante correcções a problemas graves ou de segurança, pelo que até à próxima versão a única opção que as pessoas tinham era a de compilar a partir do código fonte, algo que não é propriamente encorajador para quem está habituado a instalar novos programas ou actualizações com um simples clique. Assim aparece o Getdeb que disponibiliza programas actualizados ou novos tão breve quanto possível.
B: Actualmente quantas pessoas estão envolvidas no projecto?
JP: Dedicando totalmente o seu tempo livre a este projecto, apenas uma pessoa, eu, para além disso existem 30 pessoas “formalmente” interessadas mas só cerca de 10 já contribuíram de alguma forma, fornecendo algum pacote ou simplesmente dando suporte a nível de conhecimento no desenvolvimento de funcionalidades ou esclarecendo dúvidas na criação de pacotes de instalação. Para alem destes números existe um enorme conjunto de pessoas que através do formulário de contacto deixam sugestões, a melhoria constante resulta dessas sugestões.
Como informação de referência existem mais de 600 utilizadores registados no site, por enquanto o registro apenas permite colocar comentários, para o futuro estão planeadas outras funcionalidades como seja a votação das aplicações preferidas.
B: Vejo que já têm muitos pacotes compilados para o Ubuntu 7.04. Qual é a tua opinião sobre o “Feisty”?
JP: Entre as várias novidades há algumas que interessa destacar, só por estas considero já a melhor versão de sempre:
– instalação dos drivers com aceleração gráfica (necessários a grande parte dos jogos) com um simples clique.
– instalação dos codecs para áudio/vídeo também com um simples clique. Estas eram as queixas/dúvidas mais constantes.
As outras novidades como a capacidade de configurar facilmente os efeitos 3D podem ser interessantes para muitos utilizadores mas não são assim tão importantes para a utilização do sistema de uma forma geral.
B: Gostarias de deixar alguma mensagem aos leitores do Peopleware?
JP: Para os leitores gostaria de deixar a seguinte mensagem, se ainda não experimentaram o Ubuntu Linux façam-no, não tem que ser num sentido radical de substituição do Windows, instalem em “dual boot” e façam-no pelo menos como um complemento, para alem de terem acesso a um vasto conjunto de programas interessantes que só existem em Linux estarão a valorizar o enorme trabalho dos amantes da programação e partilha de conhecimento.
A substituição do Windows poderá ser uma opção quando se sentirem à vontade no novo sistema e forem capazes de fazer tudo o que necessitam, mas não tem que ser um motivo, o Linux e o software livre em geral valem por si mesmo.
Para encerrar este artigo, deixo aqui o meu agradecimento ao João, pela disponibilidade que teve, e deixo também a promessa de que sempre que se justificar, colocaremos aqui no Peopleware algumas actualizações disponibilizadas pelo Getdeb, para que os nosso leitores tenham à sua disposição a ultima versão dos seus softwares favoritos.
Venham até ao portal, experimentem os pacotes disponíveis e vão ver como actualizar software no Ubuntu fica bem mais fácil.