Pplware

Pipplware – Conheça as ferramentas de programação

Foi no passado dia 10 de Março que o Pplware deu a conhecer o PiPplware, uma distribuição portuguesa para o Raspberry PI. Actualmente a distribuição já vai na versão 1.3, e são já milhares de utilizadores que a usam.

Esta distribuição foi desenvolvida pelo nosso leitor Diogo Santos e tem como principal objectivo a simplicidade de uso, não sendo necessário grandes conhecimentos técnicos de linux para se poder usufruir das suas capacidades. Além disso, é nosso objectivo ir ao encontro das necessidades dos leitores, assim como aproveitar todas as sugestões que nos vão chegando.

Depois de ensinarmos como podem ter o PiPplware no vosso Raspberry PI, e também de publicarmos um tutorial de utilização (aqui e aqui) hoje vamos conhecer os IDE’s de programação.

Um dos objectivo a que inicialmente o Raspberry PI (RPi) se propunha era motivar e ajudar os mais pequenos no campo da programação. Como sabemos o RPi tem suporte a várias linguagens de programação e hoje vamos conhecer quais os IDE’s que estão presentes na distro Pipplware.

Acendo ao Applications Menu > Development podemos encontrar os seguintes IDE’s:

IDLE

O IDLE é um ambiente de desenvolvimento integrado para o PyThon. Com esta ferramenta, o utilizador pode facilmente criar e executar os seus scripts em PyThon. Este editor oferece várias funcionalidades, das quais se destacam o auto-complete de comandos, identação rápida…entre outros.

Scratch

Para quem não conhece,  Scratch é uma linguagem de programação criada no MIT (Massachusetts Institute of Technology), baseada numa interface gráfica, onde o utilizador pode facilmente “montar” programas como se fossem blocos. Através deste projecto, o utilizador pode criar histórias animadas, jogos e outras aplicações interactivas.

Sonic PI

O Sonic PI é um ambiente de programação que permite criar sons…direccionado para o ensino.

Estes são alguns dos IDE’s que podemos encontrar pela distribuição Pipplware. Há muitos outros que podemos facilmente instalar, e nesse sentido gostaríamos de saber..

Qual a linguagem de programação que usam para programar no PI? Qual o IDE que usam?

Exit mobile version