Foi no passado dia 10 de Março que o Pplware deu a conhecer o PiPplware, uma distribuição portuguesa para o Raspberry PI.
Esta distribuição foi desenvolvida pelo nosso leitor Diogo Santos e tem como principal objectivo a simplicidade de uso, não sendo necessário grandes conhecimentos técnicos de linux para se poder usufruir das suas capacidades. Além disso, é nosso objectivo ir ao encontro das necessidades dos leitores, assim como aproveitar todas as sugestões que nos vão chegando. Hoje vamos ensinar como podem ter este sistema no seu Raspberry PI.
Actualmente são várias as distribuições disponíveis para o Raspberry PI. No entanto não há nenhuma com suporte em português e, em especial, que seja flexível à integração de funcionalidades que vão sendo sugeridas.
Por isso decidimos criar uma versão mais “home user” para tarefas mais virada para o entretenimento, mas sem descurar tudo o resto que é possível fazer com um sistema linux, uma espécie de todo terreno.
Requisitos para ter o Pipplware no seu PI:
- Cartão SD com o mínimo de 4GB
- Raspberry Pi modelo B
- Win32 Disk Imager (download aqui)
- SD Formater (opcional) – Download aqui
- PiPplware – Download aqui
Instalação do PiPplware
Para ter o PiPplware no seu Raspberry PI deverá seguir os seguintes passos:
Passo 0 – Formatar o cartão (opcional)
Caso tenha outro sistema no dispositivo, é aconselhável que proceda à formatação do cartão. Para isso basta usar o SD Formater
Passo 1 – Colocar o PiPplware no Cartão
Para colocar o PiPplware no cartão do Raspberry PI, basta que instale o Win32 Disk Imager e em seguida indique a imagem a colocar no cartão (neste caso o PiPplware – não se esqueça de descompactar).
Depois de extraída a imagem do Pipplware para o cartão, coloquem o cartão no PI e liguem o equipamento à energia. Em breves segundos irá aparecer a imagem de boot.
Não se esqueçam de na 1ª inicialização escolherem a opção 3 “Raspberry Pi Configuration” e depois seleccionar“Expand Filesystem” para utilizar todo o espaço do vosso cartão.
E está feito!
Funcionalidades principais do Pipplware:
- XBMC 12.3 (media Center de um repositório sempre actualizado, com a possibilidade de instalarem as ultimas versões beta do XBMC 13 “Gotham”)
- XFCE (ambiente de trabalho personalizado de modo muito semelhante ao do Xubuntu)
- RetroPie (conjunto de emuladores de consolas (+ de 15!) como p. ex. Mega Drive, Super Nintendo, Gameboy, ZX Spectrum, Playstation 1, etc. Roms não incluídas por questões legais)
- Goolge Chromium
- Lxmusic
- Omxplayer (para verem vídeos directamente no XFCE)
- Alguns repositórios e addons para o XBMC como por exemplo o Youtube, Transmission e TV Portuguesa
- e muito muito mais…
Para além dos seguintes serviços pré configurados:
- Cliente e Servidor Samba (partilha de ficheiros do Windows)
- XRDP + VNC (aceder ao ambiente de trabalho do PI noutra maquina com Windows, linux ou Mac)
- Transmission-daemon (para controlar o download de torrents remotamente)
- XBMC web server (para controlarem o XBMC remotamente)
- SSH
Aqui fica um screenshot do acesso a distribuição via VNCViewer
Experimentem e se precisarem de ajuda nós estamos por aqui. Temos também disponível o nosso grupo do Facebook, onde os leitores têm partilhado experiências e também muitas dicas interessantes.