Ainda não tem o nosso Pack Raspberry PI, agora com o PiPplware 4 ? Adquira aqui
Depois de vários meses a desenvolver e a optimizar funcionalidades, chegou finalmente a versão 4.0 do PiPplware – um sistema operativo para o Raspberry PI criado e desenvolvido por Diogo Santos com o apoio do Pplware e com a ajuda de vários membros do grupo Raspberry Pi Pplware.
Esta versão totalmente optimizada, vem com um design totalmente renovado entre outras novidades muito interessantes.
Este sistema tem como principal objectivo a simplicidade de uso, não sendo necessário grandes conhecimentos técnicos de informática para se poder usufruir de todas as suas funcionalidades.
Com o PiPplware facilmente podemos transformar a nossa TV num PC, num Media Center, num emulador, etc.
Funcionalidades:
Aqui ficam algumas das funcionalidades do Pipplware 4.0:
- KODI Media Center, o media center mais completo e com mais funcionalidades actualmente, com a possibilidade de instalação de skins e addons para acesso a vários serviços adicionais, inclusive vários portugueses.
- RetroPie/Emulation Station 2 com mais de 20 emuladores incluídos, para jogar jogos de consolas antigas (ROMs não incluídas por questões legais)
- Ambientes gráficos de trabalho Openbox e XFCE, semelhante ao do Xubuntu.
- Servidor e cliente de SSH, SFTP, Samba, RDP, VNC, Netatalk (AFP), Transmission e mais, com a possibilidade de instalar muitos mais como servidores WEB, MAIL, CLOUD e VPNs.
- Possibilidade de usar o RPi como Thin Client (Openbox + Remmina)
- LXMusic para reproduzir música, OMXplayer para reproduzir vídeos directamente do ambiente de trabalho.
- Browsers Chromiun (Google), Netsurf e Epiphany, este com suporte a HTML5 e sites como Youtube, Vimeo, etc.
- Todo o software do Raspbian incluído excepto o Mathematica, com a possibilidade de instalar muito mais. Fácil acesso a todo o software Debian ARM através do gestor de pacotes Synaptic.
- Possibilidade de ajuste do Boot, automaticamente através do “Change Boot”, de acordo com a utilização desejada.
Novidades Pipplware 4.0
A principal novidade desta versão é o novo design e artwork renovado.
Toda a suite RetroPie foi actualizada (27/03/2015), incluindo os emuladores e o frontend, Emulation Station 2.
O Pipplware está bastante mais elegante e agradável. Conta com muitas mais funcionalidades e dispões de opções para uma fácil configuração e personalização.
A juntar a isto agora é possível controlar todo o sistema operativo com o comando da TV via CEC. Portanto, agora é possível realizar quase todas as operações a partir de uma interface gráfica e usando apenas o comando da TV( Ter em conta que um comando da TV não substitui um rato e teclado).
No Emulation Station, as várias opções têm agora também uma breve descrição, facilitando a adaptação ao sistema por parte de utilizadores menos experientes.
Na maior parte dos casos, para jogarem os vossos jogos basta apenas copiarem as vossas ROMs para o directório do respectivo emulador, que é facilmente acessível através da rede (pré-configurada) do Windows, e reiniciar o ES.
O menu para o respectivo emulador irá aparecer no ES, juntamente com os vossos jogos. Está também incluído a configuração para vários gamepads, o que significa que na maior parte dos casos basta ligarem o vosso comando USB, seleccionar o jogo e jogar.
É possível configurarem também gamepads/comandos sem fios como os da PS3/4, XBOX etc. Para verem as teclas e botões do comando CEC pré-definidos é favor consultar o changelog.
Esta versão do PiPplware serviu também para actualizar o KODI para a versão Helix 14.2 com todos os addons actualizados.
Foi adicionado o Midnight Commander, um gestor de ficheiros em modo de texto, simples mas poderoso. Foi também melhorado o suporte a mais dispositivos como por exemplo Bluetooth e controlos Infravermelhos. Todo o software presente no Pipplware foi actualizado até a data, incluído o kernel, firmware, drivers, etc. Foram também corrigidos alguns bugs e feitas algumas optimizações.
Como actualizar para a versão 4.0
O Processo de actualização é igual às versões anteriores. Basta executarem o “Update System” no menu Advanced do Emulation Station (ver imagem em baixo).
Como existe muita coisa nova, este processo é moroso principalmente no RPi 1 podendo demorar 1 hora! No fim do update o Raspberry reiniciará e terão finalmente a nova interface do Pipplware.
Nota: Este update é necessário intervenção manual. A certa altura é aberto o menu de instalação do RetroPie, têm de fazer Enter (1 Install binaries…) No fim de instalação do RetroPie leiam o que aparece e vão fazendo Enter até voltarem ao menu, e de seguida carreguem em ESC para sair e continuar com o resto do processo de update. No fim o sistema reinicia para a nova interface.”
Como instalar o sistema no Raspberry Pi 1 ou 2
O processo de instalação é muito simples:
- Fazer o download do ficheiro no link em baixo e descompactar.
- Formatar um cartão SD/microSD no vosso computador com o SD Formatter no windows ou um equivalente para o vosso SO
- Gravar a imagem (ficheiro .img) com o win32Diskimager (no Windows), ou o dd (no Linux ou Mac)
- Inserir o cartão SD no Raspberry e ligá-lo. E está pronto!
Não se esqueçam também ver o changelog incluído no download uma vez que contém bastante informação sobre a distribuição e pode responder a algumas das vossas dúvidas. Alguma dúvida ou questão não hesitem em perguntar nos comentários deste artigo ou no nosso grupo no Facebook – ver aqui.
Agradecer também a Rui Gonçalves, Filipe Teixeira, Luiz Victor Carvalho bem como vários membros do grupo por todo o empenho e trabalho fantástico.