Além do IDE, existem também boards Pinguino
Numa sociedade, todo o indivíduo necessita de comunicar com os restantes. Para tal, desenvolveu e adquiriu, ao longo na sua vida, formas e protocolos de comunicação. Na electrónica e na informática não é menos verdade essa realidade. Cada vez mais a sociedade exige que haja comunicação entre homem/máquina e máquina/máquina. O Arduino permite tudo isso e muito mais….haja ideias.
Hoje damos a conhecer o Pinguino, uma plataforma open source e compatível com a plataforma Arduino.
Pinguino IDE
Pinguino IDE é uma software multiplataforma de desenvolvimento para a plataforma Arduino e recentemente, com a disponibilização da versão X.3, os utilizadores podem agora desenvolver numa interface totalmente renovada.
Esta nova interface oferece recursos bastantes interessantes como por exemplo:
- Um gestor de ficheiros integrado
- Informações sobre as funções usadas
- Possibilidade de pesquisar por texto no código
- Suporte para dois modos de debug: via USB e via porta serie
- Suporte para as boards de 8 a 32 bits
- Correcção de vários bugs
Boards Pinguino
Como referido, Pinguino, mais concretamente Pinguino32 é também o nome das boards. Estas boards utilizam processadores de 32-bits em vez dos processadores utilizados na plataforma Arduino, os populares ATMega da ATMEL de 8bits – ver mais aqui). Além das características referidas, as boards Pinguino incluem mais memória RAM e têm também preços bastante atraentes (ver aqui).
Para quem gosta do mundo da electrónica, aqui está uma boa e interessante plataforma de desenvolvimento. Além das placas Pinguino32 é também disponibilizado um IDE de desenvolvimento bastante completo e com suporte para a plataforma Arduino.
Alguém tem experiências com a plataforma Pinguino?