Pplware

Phatch – Edição de imagens em massa em Linux

Alguma vez se viu na necessidade de editar um grande número de fotografias de uma vez? Muitas vezes, a acção é repetida, abrir a imagem, redimensioná-la ou aplicar uma marca de água, guardá-la e assim sucessivamente. Porque não ter uma aplicação que automatize todo esse processo?

Pois bem, o Phatch faz tudo isso e mais ainda. Capaz de redimensionar imagens, aplicar textos ou watermarks, rodar ou cortar imagens, aplicar efeitos de cor, converter, renomear e muito mais. São dezenas de acções que pode combinar!

Esta excelente aplicação está disponível para Linux mas, com alguns truques, poderá também utilizá-la em Windows e Mac OS. Para instalar a última versão, adicione o seguinte repositório:

deb http://ppa.launchpad.net/stani/ppa/ubuntu YOUR_UBUNTU_VERSION_HERE main deb-src http://ppa.launchpad.net/stani/ppa/ubuntu YOUR_UBUNTU_VERSION_HERE main

Substitua YOUR_UBUNTU_VERSION_HERE pela sua versão do Ubuntu: karmic, jaunty, intrepid, etc. Posteriormente, adicione a chave de autenticação respectiva:

sudo apt-key adv –keyserver keyserver.ubuntu.com –recv-keys 7B0FB2CA

E instale o Phatch:

sudo apt-get install phatch

Tenha em atenção que, ao instalar esta aplicação, serão também instalados o Inkscape e o Blender. Recomendada!


Homepage: Phatch

Exit mobile version