Pplware

Pens USB de arranque com Windows ou Linux?

Hoje em dia há ferramentas para quase tudo! Se há uns anos criar uma Pen USB de arranque envolvia um conjunto de passos complexos e as vezes “arriscados”, hoje em dia tudo é mais simples e rápido.

Passado o tempo dos CD’s, os dispositivos USB de armazenamento são agora os preferidos para funcionarem como dispositivos de arranque. Hoje vamos conhecer algumas das ferramentas que nos permitem facilmente criar facilmente Pens USB de  arranque.

A partir de um ISO Linux

Para criação uma Pen USB de arranque com o Linux existem várias ferramentas para o mesmo, no entanto nós sugerimos o Universal USB Installer, UNetbootin ou o Lili USB Creator.

Universal USB Installer

Universal USB Installer é uma aplicação muito simples que permite colocar qualquer distribuição Linux numa PenUSB. Esta aplicação é muito simples de usar, sendo apenas necessário indicar qual o ficheiro .iso da distribuição e depois carregar em Create.


Homepage:Universal USB Installer

UNetbootin

O UNetbootin é um programa muito simpático que cumpre aquilo a que se propõe: criar de forma fácil e directa um LiveUSB, ao invés do já old-fashionLiveCD.


Homepage:UNetbootin

Lili USB Creator

Lili USB Creator ou Linux Live USB Creator é uma aplicação gratuita para Windows que permite facilmente criar uma PEN USB bootable com um sistema operativo Linux. Como é uma aplicação portátil não necessita de instalação, sendo uma óptima opção para quem pretende testar distribuições Linux sem a necessidade de “queimar” CDs e/ou DVDs.


Homepage:Lili USB Creator

A partir de uma ISO do Windows

Apesar de ter sido concebida para o Windows 7, o Windows 7 USB/DVD Download tool permiti-lhe criar uma cópia da sua imagem .iso do Windows 7 e 8 e colocar numa PenUSB ou DVD, tornando-os bootáveis.


Homepage:Windows 7 USB/DVD Download tool

E são estas as 4 ferramentas que sugerirmos para quem precisar de criar uma pen usb de arranque. Como referimos existem outras aplicações mas estas são sem duvida as mais populares e as mais completas.

Das ferramentas apresentadas, qual a que utilizam com mais frequência?

Exit mobile version