Pplware

PdfTools – Faça o que quiser com os seus PDFs

O PDF (Portable Document Format), desenvolvido pela Adobe Systems, é um dos formatos mais populares, e é adequado para documentos para os quais normalmente pretendemos manter a estrutura e garantir alguma integridade. Além disso, o formato PDF é suportado nativamente pela grande parte dos sistemas operativos, mas as funcionalidades são normalmente limitadas.

Nesse sentido, a equipa atareao, desenvolveu o PdfTools, uma ferramenta que integra com o Nautilus e que permite fazer quase tudo com PDFs.

O Nautilus é o gestor de ficheiros que vem predefinido no Ubuntu e outras distribuições Gnome-based. De forma a dotá-lo de mais funcionalidade, melhorar e simplificar o interface, há muitos addons que se podem encontrar gratuitamente na Internet. Um desses addons  é o PdfTools que permite as mais diversas funcionalidades, das quais destacamos:

Como instalar o PdfTools no Ubuntu?

Para instalar o PdfTools no Ubuntu basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:atareao/nautilus-extensions && sudo apt-get update
sudo apt-get install nautilus-pdftools

Depois de instalado, devemos reiniciar o nautilus através do comando:

nautilus -q && nautilus & exit

Para usar o PdfTools basta seleccionar com o botão do lado direito do rato um ficheiro PDF, e depois escolher a funcionalidade pretendida. O PdfTools é sem duvida uma ferramenta bastante completa e simples de usar. Experimentem.

Exit mobile version