Uma das distribuições preferidas dos utilizadores Linux é o PCLinuxOS, segundo alguns ranking publicados sobre as distribuições Linux mais populares. Esta distribuição, derivada do Mandrake, foi criada em 2003 por Texstar, um antigo colaborador da distribuição Mandrake que a criou com o objectivo de ser fácil de usar e que conseguisse tirar a melhor performance dos sistema.
O PCLinuxOS tem mais de 12.000 pacotes disponíveis nos repositórios e oferece suporte adicional para mais de 85 idiomas. Recentemente foram disponibilizadas as versões 2013.02 do PCLinuxOS “KDE” e “KDE MiniME” .
O PCLinuxOS é uma distribuição Linux user-friendly, com suporte out-of-the-box para os mais diversos dispositivos de hardware e que tem usa como ambiente gráfico o KDE (apesar da comunidade ter disponibilizado versões com o LXDE e XFCE – ver aqui). Esta distribuição pode ser executada através de um Live-CD ou instalada nativamente e usa o Synaptic como gestor de software.
O que podemos fazer com o PCLinuxOS?
Tudo o que fazemos com outro sistema operativo. O PCLinuxOS oferece ferramentas para navegar na Web, aplicações para IM, ferramentas para edição de áudio, vídeo e imagens, ferramentas para produtividade, como é o caso do Open Office ou do Kwrite, entre outras.
Principais novidades das versões 2013.02?
- Kernel 3.2.18-pclos2.bfs para garantir a melhor performance
- Ambiente gráfico: KDE 4.9.5
- Suporte para GPU’s Nvidia e ATI fglrx
- Codecs já instalados para reprodução dos mais diversos formatos de áudio e vídeo
- Suporte para a maioria das placas de rede Wifi
- Suporte para a maioria das impressoras
- LibreOffice Manager que permite a configuração da suite em mais de 100 idiomas
- MyLiveCD que permite faze um snapshot da nossa instalação e colocar num LiveCD/DVD/PEN:
- PCLinuxOS-liveusb – que permite um snapshot da nossa instalação e colocar numa PEN USB
O PCLinuxOS disponibiliza também o PCLinuxOS Control Center, uma interface que permite uma configuração simples dos mais diversos serviços e funcionalidades.
Como referido, recentemente foram disponibilizadas as versões 2013.02 do PCLinuxOS “KDE” e “KDE MiniME”, sendo que a versão KDE MiniME corresponde apenas aos sistemas base e inclui algumas ferramentas.