Hoje em dia falar em tecnologia é sinónimo de falar em cloud! Embora pareça ser uma tecnologia recente, a verdade é que a tecnologias associada as clouds começou a ser investigada em 1960 por John McCarthy, grande impulsionador desta tecnologia. Tendo em conta que o início desta investigação começou já há cerca de 40 anos, o seu sucesso deve-se em muito à Amazon que teve/tem um papel importantíssimo na sua evolução. A partir de 2007, grandes empresas como a Google, Microsoft e IMB começaram também a apostar nesta tecnologia.
E se nós podemos criar a nossa própria cloud? Vamos conhecer o projecto ownCloud.
O projecto ownCloud permite aos utilizadores implementarem a sua própria cloud privada. Este projecto assume-se como um alternativa gratuita aos vários serviços cloud-based já existentes e disponibiliza como base um gestor de ficheiros, suporte para partilha de musica, streaming, calendário, contactos e muito mais..tudo no nosso computador ou servidor. É também possível desenvolver pequenos webservices para a cloud (ver aqui)
Antes de instalarem o ownCloud podem testar o serviço acedendo aqui a um demo. Eis um conjunto de imagens do que é possível ter numa cloud implementada com base no ownCloud.
Como instalar o ownCloud no Ubuntu?
Para instalar um servidor de clouds no Ubuntu baseado no ownCloud devem seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Instalar dependências
sudo apt-get install apache2 php5 php-pear php-xml-parser php5-sqlite php5-json sqlite php5-mysql mp3info curl libcurl3 libcurl3-dev php5-curl zip
Passo 2 – Download do ownCloud 2 e cópia para o directório /var/www/
cd
wget http://owncloud.org/releases/owncloud-2.tar.bz2
tar -xvf owncloud-2.tar.bz2
sudo mv owncloud /var/www/owncloud
Passo 3 – Definição de permissões
sudo chown -R www-data:www-data /var/www/owncloud
Passo 4 – Restart ao Apache
sudo /etc/init.d/apache2 restart
Depois de realizados os passos anteriores com sucesso, basta abrir um terminal e introduzir o endereço http://localhost/owncloud para acederem à vossa própria cloud
Nota: Quem pretender instalar em outras distribuições, pode dar uma vista de olhos aqui.