Tem umas máquinas por aí arrumadas e quer abrir um negócio de acesso à internet por exemplo? E se só usasse uma solução à base de software livre com máquinas Linux? Não tema, nós temos a solução para si.
A ideia do OpenLanhouse é disponibilizar uma solução completa de software livre e de fácil uso para a gestão de Lan Houses e Cyber Cafés. Este software corre em Linux e está especialmente vocacionado para o ambiente gráfico GNOME.
Algumas das suas funcionalidades são:
- Controlar preçário de máquinas ou utilizadores
- Fechar aplicações depois de uma sessão ter terminado
- Suporte para plugins
- Suporte de modo pré-pago
- Gestão de Utilizadores e créditos
- Gestão de máquinas com controlo de tempo e preçário
- Suporte Cash Flow
A aplicação consiste em 3 módulos principais: Cliente, Servidor e Core. O Core representa o núcleo do sistema de gestão e é o módulo que será responsável pela comunicação entre as aplicações gráficas de Cliente e servidor. O Core tem que ser instalado quer na máquina do cliente, quer no servidor.
O módulo servidor, resume-se a uma aplicação gráfica que faz a gestão de todos os clientes ligados à rede local, tarefas como bloquear uma máquina cliente ou fazer a gestão dos vários utilizadores, são apenas algumas das funcionalidades desta aplicação.
O Módulo cliente, reside na sessão de GNOME, do utilizador, neste caso será o cliente do serviço, que permite controlar as credenciais de acesso do utilizador ao sistema. Disponibiliza ainda uma pequena ferramenta que lhe permite consultar o crédito e o tempo que tem ainda disponível para gastar.
É de facto uma excelente aplicação, originária do país do nosso povo irmão. E diga-se de passagem, em tempo de crise, se quiser construir o seu próprio cyber café, já viu o que poupa só em licenças de software proprietário?
Ainda não está convencido com as características deste software de gestão de lan? Deixo-lhe dois screencasts feitos pelo autor que demonstram as funcionalidades do cliente e do servidor.