Suporte para Raspberry Pi e Apple TV 1
Com as tecnologias e aplicações disponíveis actualmente, raramente um computador velho poderá ser considerado lixo e inútil. Basta dar asas á imaginação e arranjar um propósito para dar “uma nova vida” à máquina que estava prestes a ir para o sótão ou garagem (ou até mesmo para o lixo).
Um das sugestões mais acatadas pelos utilizadores é transformar aquela velha máquina num autêntico Media Center. No Pplware já deixamos algumas sugestões para esse efeito (ex. XBMC). Hoje damos a conhecer o OpenELEC.
Com o aparecimento dos mini-PCs, especialmente o Raspberry PI, foram muitos os sistemas que passaram a ser conhecidos.
O OpenELEC (Open Embedded Linux Entertainment Center), tal como o nome sugere, é uma pequena distribuição Linux que permite transformar o seu PC num autêntico XBMC media center. Esta distribuição foi desenvolvida com o objectivo de tirar o máximo desempenho dos sistemas e a instalação do mesmo demora apenas 15 minutos.
Em vez do utilizador ter de gerir, por completo, um sistema operativo, instalar os pacotes necessários para transformá-lo em num centro multimédia híbrido , o OpenELEC foi projetado para ser simples de instalar, gerir e usar.
Principais características
- Totalmente gratuito
- Instalação total ocupa apenas entre 80 a 125 MB
- Poucos requisitos a nível de Hardware
- Simples de instalar em HDD, SSD, Compact Flash, cartão SD, pen drive ou outro
- Optimizado para:
- NVIDIA ION eION2
- Intel GMA HD chipsets
- AMD Fusion
- Apple TV 1
- Raspberry Pi
- Simples de configurar através da interface XBMC
- Partilha de ficheiros out of the box
Ao contrário de outras distribuições XBMC, o OpenELEC não é baseado no Ubuntu, Debian ou Arch. O OpenELEC foi construído a partir do zero para atuar especificamente como um centro multimédia.
Num próximo artigo iremos ensinar a instalar o OpenELEC no Raspberry Pi. Para quem pretender testar entretanto, pode sempre recorrer ao BerryBoot.
Estejam atentos!