Todos sabemos que após a instalação de um sistema operativo é sempre necessário dar os retoques pessoais. Instalar programas, instalar updates, adicionar repositórios, são acções bastante comuns. Como forma de fazer essas mudanças de uma única vez, nada melhor que um script para personalizar o sistema operativo à nossa medida.
Hoje apresentamos um novo script que tem como objectivo automatizar a instalação/modificação de algumas aplicações no Ubuntu 10.04.
O autor disponibilizou recentemente o pacote (ubuntuperfeito-lucid-10.04.10_all.deb) que permite executar facilmente o script Ubuntu perfeito.
Algumas características (segundo o autor)
- Todas as actualizações posteriores ao lançamento do Ubuntu até a data 06/08/2010.
- Aplicação parcial do Ubuntu Perfeito, sim, parcial. Resolvi deixar de fora alguns itens que considero que nem todos venham a utilizar, por exemplo, o VirtualBox. Apesar disso, o script Ubuntu Perfeito já vem instalado com ele, assim poderá acrescentar novos recursos.
- Firefox já vem personalizado. Não se preocupe, não é nada extravagante, apenas o que eu considero ser um firefox ideal.
- Tema padrão alternativo, escolhi outro tema, este é mais conservador e mantém os botões de minimizar/maximizar do lado direito como em edições anteriores, apesar disso você é livre para voltar ao tema original usando o próprio gestor de temas do Ubuntu ou usando o Menu de Serviços do Ubuntu Perfeito que além de voltar ao tema original, também pode aplicar o conjunto de outros temas que acompanham essa edição.
- Syslinux actualizado para a versão 4.01. O Syslinux é o boot loader, ou carregador de sistema do Linux, a versão que acompanha o Ubuntu (todas as versões) é desactualizada e consegue ser mais antiga do que a usada no Debian e isso atrapalha a criação de LiveCDs ou LiveUSBs com certos programas, incluindo o RemasterSYS e Parted Magic que ora é bootável num computador e ora não é bootável em outro.
- Edição 32 e 64 bits,
- Bug do RemasterSYS não exibir o Windows no menu de inicialização (Grub) foi resolvido.
Nota: Para quem quiser proceder a configuração do script, pode recorrer à página do autor onde encontra toda a informação necessária para configurar e descarregar as aplicações mais comuns de uma só vez (Página disponível aqui). Para quem estava a pensar instalar o Ubuntu, pode sempre aproveitar os .iso disponibilizados pelo autor para as versões de 32 e 64 bits.
Artigos relacionados