Após a instalação de uma máquina com Linux uma das coisas que começo por fazer é configurar o serviço NTP. O NTP (Network Time Protocol) é um protocolo de sincronização, que permite automaticamente acertar os relógios das máquinas.
Esta sincronização é importante pois além de ter sempre o relógio da máquina acertado, permite por exemplo comparar logs de várias máquinas em espaços de tempo muito reduzidos e assim avaliar determinados acontecimentos.
E como configurar o NTP no Linux?
Hoje, para mudarmos um bocado vamos mostrar como configurar o serviço de NTP num CentOS 5.3. No entanto, a configuração em outras distribuições é idêntica, apenas a forma como instala o pacote é diferente (sudo aptitude install para distribuições baseadas em Debian, por exemplo).
O NTP é também passível de ser configurado facilmente em qualquer Windows ou MacOS.
Configurar NTP (3 passos)
1- Vamos começar por instalar o ntp
yum install ntp
2- Agora activamos o serviço
chkconfig ntpd on
Indicação do servidor a usar para sincronizar o nosso relógio. Para esse vou usar um dos disponibilizados pelo Observatório Astronómico de Lisboa
ntpdate ntp02.oal.ul.pt
Nota: O Observatório Astronómico de Lisboa disponibiliza 2 servidores para configuração dos relógios. Quem pretender usar os dois deve editar o ficheiro /etc/ntp.conf e incluir a seguinte informação:
server ntp02.oal.ul.pt
server ntp04.oal.ul.pt
3- Iniciar o serviço do ntpd
/etc/init.d/ntpd start
Para verificar a hora introduzam o comando date