Pplware

NTP – Sincronize o relógio do seu Linux no Ubuntu 10.04

Configure graficamente o serviço NTP (Network Time Protocol)

Após a instalação de uma máquina com Linux uma das coisas que começo por fazer é configurar o serviço NTP. O NTP (Network Time Protocol) é um protocolo de sincronização, que permite automaticamente  acertar os relógios das máquinas.

Esta sincronização é importante pois além de ter sempre o relógio da máquina acertado, permite por exemplo comparar logs de várias máquinas em espaços de tempo muito reduzidos e assim avaliar determinados acontecimentos.

E como configurar o NTP no Linux graficamente?

Para este pequeno artigo, vamos ensinar como sincronizar o relógio do seu Ubuntu com o serviço de NTP disponibilizado pelo Observatório Astronómico de Lisboa

Para tal vamos a System—> Administration—> Time and Date

Na próxima janela, carregamos em  “Click to make Changes

Depois seccionamos a opção “Keep synchronized with Internet servers”, para que desta forma o relógio seja automaticamente actualizado e não localmente pelo utilizador.

Nesta fase da configuração, é necessário instalar o serviço NTP, carregando no botão “Install NTP support

Em seguida, vamos então adicionar o serviço NTP do Observatório Astronómico de Lisboa adicionando um dos seguintes endereços:

Para finalizar basta carregar em Add e confirmar se o novo serviço de NTP está seleccionado.

Considerações finais

A data/hora de um sistema é uma das configurações mais importantes do mesmo. Através dessa informação actualizada, podemos em determinados casos, verificar através dos logs tudo o que se passou com o nosso sistema numa determinada data/hora. Depois temos a garantia que o nosso relógio está certo, de acordo com o mesmo do Observatório Astronómico de Lisboa

Artigos relacionados

Exit mobile version