Pplware

NTP – Sincronize o relógio do seu Linux CentOS 7

Numa rede informática de dados é muito importante que haja consistência relativamente à hora/min/segundo/data que cada equipamento tem, daí a necessidade de configurar um serviço como o NTP (Network Time Protocol).

Hoje vamos ensinar como podem configurar o protocolo NTP no CentOS 7.


O NTP é um protocolo de sincronização, que permite automaticamente acertar os relógios das máquinas. Este protocolo usa o porto lógico 123 e o protocolo UDP e foi concebido para ser robusto e fiável, garantindo que o relógio interno de um servidor seja mantido na hora exacta, a partir da informação de sincronização por outros servidores NTP no mundo.

Esta sincronização é importante pois além de ter sempre o relógio da máquina acertado, permite por exemplo comparar logs de várias máquinas em espaços de tempo muito reduzidos e assim avaliar determinados acontecimentos. Tendo configurado um servido NTP, as máquinas podem ajustara a hora actual do relógio com uma precisão na ordem dos milissegundos.

 

Como configurar o NTP no CentOS 7?

Para começar vamos instalar o ntp. Para instalar este utilitário devem abrir a consola e escrever_

sudo yum  install ntp 

Depois de instalar o ntp, vamos iniciar de imediato o serviço e indicar que este deve arrancar automaticamente aquando do arranque do sistema.

sudo systemctl start ntpd
sudo systemctl enable ntpd

Configuração da Firewall

Para permitir o tráfego UDP, associado ao serviço NTP devemos criar a seguinte excepção na Firewall.

sudo firewall-cmd --permanent --add-service=ntp
sudo firewall-cmd --reload

Sincronização com Observatório Astronómico de Lisboa

Em seguida vamos ao ficheiro de configuração(/etc/ntp.conf) e vamos adicionar o serviço NTP do Observatório Astronómico de Lisboa adicionando os seguintes endereços:

Depois de indicamos os servidores público, basta que reiniciem o serviço NTP usando o comando seguinte:

sudo systemctl restart ntpd

Para verificarem se tudo está bem configurado devem executar o seguinte comando:

ntpq -p

Como viram é muito fácil configurar o NTP no CentOS. A data/hora de um sistema é sem duvida uma das configurações mais importantes do mesmo. Se ainda não configuraram o NTP no vosso Linux, aqui está uma boa oportunidade.

Exit mobile version