Pplware

Noobs v1.3.3 – Escolha qual o sistema a instalar no Raspberry Pi

O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.

Para quem ganhou um Raspberry Pi no Natal, aqui está um bom presente que o ajudará a instalar o melhor sistema operativo no seu mini PC.

O NOOBS é um projecto que tem como principal objectivo facilitar a vida dos utilizadores que têm pela primeira vez contacto com o Raspberry Pi. Na prática, o NOOBS oferece uma interface gráfica, onde o utilizador pode escolher facilmente qual o sistema operativo a instalar no mini PC, no espaço disponível no cartão…sem complicações! O utilizador apenas deverá ter um cartão com o mínimo de 4GB e copiar o NOONS lá para dentro.

Desta forma, o utilizador “novato” pode escolher instalar por exemplo o tradicional Raspbian ou então transformar o seu mini-PC num media Center instalando, por exemplo, o RaspBMC.

Como usar o Noobs?

Usar esta ferramenta é muito fácil. Para isso basta efectuar os seguintes dois passos:

Passo 1 –  Formatar o cartão SD (podem usar esta ferramenta – ver aqui)

Passo 2 – Fazer o download do  Noobs, colocar dentro do cartão e arrancar o sistema

Depois de instalado o sistema operativo, basta fazer o boot normal. No entanto, o NOOBS continua residente no cartão e o utilizador poderá voltar a aceder à interface de instalação carregando na tecla Shift. Desta forma é igualmente possível mudar de sistema operativo.

Está ainda disponível uma ferramenta para mudar o config.txt do sistema operativo actual.

Novidades do Noobs v1.3.3

Para perceber como tudo funciona, aqui fica um pequeno vídeo criado por Anne Philbin do Geek Gurl Diaries.

Esta é sem duvida uma fantástica ferramenta para quem se inicia no mundo do Raspberry Pi. Com poucos conhecimentos da plataforma, o utilizador pode instalar facilmente qualquer sistema através de uma interface bastante intuitiva. Experimentem!


Download: NOOBS_v1_3_3.zip | NOOBS_v1_3_3.zip.torrent


Homepage: Noobs

Exit mobile version