Pplware

NanoLinux – 14 MB de espaço em disco e 64 MB de RAM

No mundo do Linux há distribuições para todos os gostos e necessidades. No Pplware temos vindo a apresentar e a explorar algumas delas que consideramos, tendo em conta as suas características, interessantes para os mais diversos cenários.

Depois de apresentarmos 6 mini distribuições Linux para o seu PC antigo, hoje apresentamos mais uma..vamos conhecer o NanoLinux.

O NanoLinux, tal como o nome sugere, é uma “nano” distribuição GNU/Linux que deriva do conhecido MicroCore Linux que por sua vez se baseia no TinyCore Linux. Em apenas 13.4  MB, esta distribuição consegue incluir um conjunto de ferramentas essenciais para transformar um computador já obsoleto numa máquina de trabalho.

Esta distribuição usa o Nano-X em vez do X11, sendo que o gestor de janelas é o SLWM. Além disso o NanoLinux traz as seguintes aplicações já instaladas:

O Nanolinux é muito poupado nos requisitos pois apenas necessita de um processador 486, 14 MB de espaço em disco e 64 MB de RAM. Com estes requisitos podem voltar a dar vida ao PC antigo que têm aí por casa. De referir que o Nano Linux pode também ser usado como hypervisor no GNS3 (brevemente apresentaremos um tutorial a ensinar a integrar esta distribuição nessa ferramenta fantástica).

Têm mais sugestões para distribuições Linux “minúsculas”?


Download: NanoLinux 1.2 [13,4 MB]


Homepage: NanoLinux

Exit mobile version