Pplware

mycli: Fabuloso cliente para MySQL/MariaDB

O MySQL/MariaDB são dos mais populares sistemas de gestão de base de dados e, apesar de existirem alguns clientes gráficos, para gestão via linha de comandos não existem muitas alternativas.

A nossa sugestão de hoje vai para o fabuloso cliente mycli,que funciona via linha de comandos e oferece algumas características bastante interessantes.


Chama-se mycli e tal como o nome sugere funciona via cli. Este cliente para MySQL/MariaDB destaca-se por oferecer funcionalidades como auto-completion de comandos e realce da sintaxe. Para perceber melhor como tudo funciona vejam a seguinte imagem.

Como instalar no Debian/Ubuntu Linux?

Para começar é necessário instalar o python-pip. Para isso basta que abram o terminal e escrevam o seguinte comando:

sudo apt install python-pip

Depois de instalado o python-pip, vamos proceder à instalação do mycli usando o comando:

pip install mycli

Para quem usa o macOS deve usar o seguinte comando (Não esquecer que devem ter o brew instalado)

brew update && brew install mycli

Como aceder às base de dados?

A utilização do mycli é relativamente simples. Para acesso ao sistema de gestão de base de dados podem usar um dos seguintes comandos (o segundo tem indicação do host onde está o  sistema de gestão de base de dados). Depois de entrar, é tudo igual ao cliente tradicional do MySQL/MariaDB.

mycli -u utilizador -p nome_bd
mycli -u utilizador -h host_name -p nome_bd

Para quem está a dar os primeiros passos (e não só) com o MySQL/MariaDB esta parece-nos uma boa ferramenta pois ajuda construir os comandos necessários. Experimentem!

Saber mais aqui.

Exit mobile version