O MySQL/MariaDB são dos mais populares sistemas de gestão de base de dados e, apesar de existirem alguns clientes gráficos, para gestão via linha de comandos não existem muitas alternativas.
A nossa sugestão de hoje vai para o fabuloso cliente mycli,que funciona via linha de comandos e oferece algumas características bastante interessantes.
Chama-se mycli e tal como o nome sugere funciona via cli. Este cliente para MySQL/MariaDB destaca-se por oferecer funcionalidades como auto-completion de comandos e realce da sintaxe. Para perceber melhor como tudo funciona vejam a seguinte imagem.
Como instalar no Debian/Ubuntu Linux?
Para começar é necessário instalar o python-pip. Para isso basta que abram o terminal e escrevam o seguinte comando:
sudo apt install python-pip
Depois de instalado o python-pip, vamos proceder à instalação do mycli usando o comando:
pip install mycli
Para quem usa o macOS deve usar o seguinte comando (Não esquecer que devem ter o brew instalado)
brew update && brew install mycli
Como aceder às base de dados?
A utilização do mycli é relativamente simples. Para acesso ao sistema de gestão de base de dados podem usar um dos seguintes comandos (o segundo tem indicação do host onde está o sistema de gestão de base de dados). Depois de entrar, é tudo igual ao cliente tradicional do MySQL/MariaDB.
mycli -u utilizador -p nome_bd
mycli -u utilizador -h host_name -p nome_bd
Para quem está a dar os primeiros passos (e não só) com o MySQL/MariaDB esta parece-nos uma boa ferramenta pois ajuda construir os comandos necessários. Experimentem!
Saber mais aqui.