Pplware

MintMenu – O menu do Mint no Ubuntu

Quem nunca ouviu falar bem do Linux Mint?

O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu mas que apresenta de origem, um “look and feel” incomparável a outras distribuições.

Além do aspecto, o Mint encontra-se muito bem organizado, começando pelo Main Menu que é bastante simples mas que permite um acesso rápido a aplicações, documentos e outras ferramentas de configuração.

Hoje vamos aprender, como ter esse fantástico menu no Ubuntu.

O Mint é normalmente uma das preferidas dos utilizadores devido à sua usabilidade e simplicidade, uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalados por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros. No entanto, os utilizadores do Ubuntu podem sempre adaptar ao seu sistema algumas funcionalidades/menus que fazem parte do Mint.

Como sabemos, muitas são as aplicações/funcionalidades disponíveis para o mundo Linux. No entanto, há algumas que fazem a diferença, como é o caso do menu do Mint que, pessoalmente, acho fantástico.

Para ter esse fabuloso Menu no seu Ubuntu basta abrir o terminal e, aproveitando o PPA disponibilizado pelo WebUpd8, inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/mintmenu && sudo apt-get update

sudo apt-get install mintmenu

Depois de instalado, basta carregarmos com o botão do lado direito do rato sobre a barra superior, e escolher a opção Add to Panel

Em seguida procuramos por Menu ou mintMenu, seleccionamos o item mintMenu e depois carregamos em Add

Quem preferir, pode ficar com o Menu que vem por omissão no Ubuntu e com o mintMenu. Pessoalmente removi o menu que vem por omissão (carregando sobre ele com o botão do lado direito do rato e escolhendo a opção Remove from panel), e apenas fiquei com o mintMenu.

Fácil não é? Na minha opinião, o mintMenu é um Menu excelente pela forma como está organizada e pela rapidez que nos permite aceder a um determinado atalho para uma aplicação/funcionalidade/documento.

E vocês, usam o Menu por omissão do Ubuntu ou outro?

Últimos artigos Linux

Exit mobile version