Por cerca de 55€ e pode correr Android e Linux
Os mini-PCs com processadores ARM (processadores utilizados normalmente em dispositivos móveis, equipamentos POS, etc) , têm despertado algum interesse por parte dos entusiastas da tecnologia que assim passam a dispor de uma máquina, com um nível de processamento interessante, por pouco dinheiro.
Depois de termos apresentado o projecto Raspberry Pi, Cotton Candy, AllWinner A10 MK802, Chromebox e VIA Technologies e o MintBox, hoje damos a conhecer o projecto Mele a1000.
O Mele a1000 é mais um dispositivo a entrar no segmento dos Mini-PCs oferecendo características bastante interessantes a um preço bastante baixo. Este mini-equipamento vem com Android mas é capaz de correr também várias distribuições Linux como, por exemplo Puppy, Ubuntu, entre outros. Veja na imagem seguinte a parte interior do Mele A1000.
Em termos de consumo, este equipamentos tem gastos inferiores a 5W (Android 2.3.3 + Video Youtube 720p: ~4.6W)
O Mele a1000 tem várias características das quais se destacam:
- CPU ARM Cortex A8 a 1.2 GHz;
- GPU MALI400MP OpenGL ES
- Android 2.3
- 3 portas USB
- Porta Ethernet
- Saída SPDIF
- Interface Wifi b/g/n
- HDMI, CVBS e CGA
- 4 GB de memoria de armazenamento
- 512 Mbytes de Ram
Veja no vídeo seguinte uma pequena demonstração do Mele A1000
O mini PC Mele A1000 é claramente mais potente que o Raspberry Pi (apenas tem um processador a 700 Mhz ARM 11) é ligeiramente mais caro mas já tem uma caixa incluída. Este projeto está totalmente sob a licença GPL e o objectivo é conseguir desenvolver um computador do tamanho de uma placa PCMCIA, capaz de correr qualquer distribuição Linux, sem qualquer driver proprietário.