Não é novidade para ninguém afirmar que os sistemas Linux têm recursos e características para serem usados em dispositivos USB, como flashdrives e outros do género. Segundo o Fórum Pc’s a comunidade de utilizadores e programadores Mandriva, sistema que resultou da fusão entre a Mandrake, sistema europeu e a Conectiva de nacionalidade brasileira, nasceu um sistema operativo inovador na sua forma de transporte e utilização; o Madriva Flash. Com este sistema operativo portátil não terá necessidade de (re)correr os sistemas nativos das máquinas que eventualmente teria de usar.
Com esta pendrive de 2GB, transporte o Sistema Operativo e também os seus ficheiros e aplicações. Agora além dos já conhecidos Live CD pode contar com uma pendrive completa que incluir o Kernel 2.6.17, a interface gráfica KDE 3.5.4, o navegador Mozilla Firefox 1.5.0.6, o pack administrativo OpenOffice 2.0.3, o editor de imagens Gimp 2.3.10, e outros programas como o AmaroK 1.4.3, KMPlayer 0.9.3, Ekiga 2.0.3 e o K3b 0.12.17. Além das aplicações de produção, este pack transporta também alguns add-ons como os drivers Adobe Flash Player e RealPlayer
É um dispositivo pequeno para o homem, mas um salto enorme para o desenvolvimento de conceitos gratuitos de utilização de aplicações e sistemas operativos. Para saber mais sobre este projecto que sairá em breve no Brasil visite a notícia aqui.