Disponível para Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx) e Ubuntu 10.10 (Maverick Meerkat)
Parece que a “religião” do sistema operativo com Mac voltou. Como administrador de um parque informático, tenho notado que os utilizadores com Macintosh têm crescido exponencialmente e o “feeling” de ser proprietário de um Mac continua vivo. Apreciado pela simplicidade quer pelo design, quer pela forma como o sistema está estruturado, o MacOS é sem dúvida um excelente SO.
Para quem gosta de Linux e pretenda fazer um “restyling” ao seu sistema transformando-o num MacOS, o Macbuntu é uma boa solução.
Para quem já tentou um dia transformar o seu sistema Linux num aspecto semelhante ao MAC, sabe bem o trabalho que dá. Para ultrapassar essa questão, foi criado o Macbuntu, um conjunto de scripts com o objectivo de transformar facilmente as distribuições Debian based (ex. Ubuntu) em autênticos MACs.
O projecto Macbuntu é ainda recente (registado no SourceForge.net a 14/08/2010) e é descrito pelo autores do projecto como “um projecto similar ao Mac4Lin, mas dedicado ao Ubuntu”
Como instalar no Ubuntu?
Ao contrário de muitos outros packs de transformação, o Macbuntu é muito simples de instalar.
Para instalar, basta fazer o download o Macbuntu aqui (Escolher Macbuntu 10.04 -Lucid Lynx ou Macbuntu 10.10 v2.3Alpha – Maverick Meerkat) , proceder à descompactação do ficheiro e depois duplo clique sobre o ficheiro install.sh e escolhemos a opção “Run in Terminal”.
Depois é só seguir as instruções (aproximadamente 5 minutos). No final, e quase como um “truque de magia”, o vosso Ubuntu irá transformar-se num MacOS.
Aqui fica um screen com o browser também (firefox) modificado e janelas MacOS-like.
Para quem é utilizador ubuntu e e gosta do aspecto e design do MacOS , pode agora transformar o seu sistema facilmente através do MacBuntu. É simples, rápido e além disso, todos os pormenores do MacOS estão presentes neste pack. Experimentem!
Actualmente estão disponíveis os scripts para correr o MacBuntu no Ubuntu 10.04 e 10.10. Confira todas as novidades desta versão aqui.