Já vos apresentámos aqui no Pplware muitas ferramentas desenhadas para criar versões de instalação de Linux via USB e Live CD’s para testarem distribuições de Linux. São as ferramentas mais simples para todos os que pretendem trazer para o seu computador um sistema operativo alternativo e com muito para oferecer.
Uma lacuna que tínhamos até agora era a apresentação de uma ferramenta dessas, orientada para ser usada no OS X, e para ajudar a instalar o Linux nos Mac’s.
É precisamente aqui que entra o Mac Linux USB Loader, uma ferramenta criada para vos ajudar a criar as pens Linux que podem arrancar e correr nos vossos Mac’s.
O Mac Linux USB Loader é em tudo igual às aplicações disponíveis para Windows, com a diferença, óbvia, de que foi criado para correr no sistema operativo da Apple. Permite que criem pen’s USB para instalação de Linux no Mac’s, com processador Intel, que usem EFI.
Desta forma conseguem criar as vossas pen’s que ultrapassam as limitações de segurança que a Apple coloca no seu hardware, permitindo arrancar destas.
Se assim o pretenderem, podem depois instalar este sistema operativo de forma simples e rápida. Caso pretendam, podem apenas testar qualquer distribuição Linux, via live CD.
Também a forma de utilização do Mac Linux USB Loader é em tudo idêntica a outras aplicações similares do Windows. Basta que escolham a localização do ficheiro ISO, que contêm a distribuição Linux a ser usada, e que indiquem qual a pen USB a ser usada.
No final do processo vão ter a vossa pen a ser usada para arrancar, com a capacidade de ultrapassar o EFI do Mac.
O Mac Linux USB Loader está também preparado para tratar de todo o processo de download das distriubuições Linux que podem querer usar. Basta que escolham a distribuição pretendida, da lista disponibilizada, e todo o processo decorre de forma automática.
Tenham apenas atenção que as suas fontes de distribuições Linux são ainda limitadas (Ubuntu, Linux Mint e Zorin OS), estando apenas disponíveis algumas, como podem ver pela imagem abaixo. Esta limitação pode ser contornada com o download manual do ISO pretendido.
Outra limitação que o Mac Linux USB Loader tem é que apenas irá descarregar o ISO para o vosso disco, não prosseguindo depois o processo. Devem depois disso executar o processo normal de criação da pen USB, dentro do Mac Linux USB Loader.
Caso não consigam fazer o arranque pela pen após a utilização do Mac Linux USB Loader, este tem ainda a capacidade de preparar a pen para conseguir fazê-lo.
Neste caso é alterado o ficheiro de boot, preparando-o para que possa assumir esta funcionalidade. Não é um passo obrigatório, mas pode ajudar em caso de problemas.
As definições do Mac Linux USB Loader permitem que definam a periodicidade com que são procuradas actualizações, a forma como este comunica com o centro de mensagens e, muito importante, quais as definições de firmware a serem usadas (Entreprise EFI Linux Loader ou Legacy Loader).
É ainda uma ferramenta em desenvolvimento e que necessita de alguns ajustes, os seus criadores são os primeiros a admitir isto.
No entanto é já uma ferramenta completamente capaz de ser usada para conseguirem ter no vosso Mac uma pen USB a arrancar com uma qualquer distribuição Linux.
Se querem testar qualquer distribuição de Linux no vosso Mac, mesmo que em Live CD, esta é a solução a ser usada. Criem a vossa pen em minutos e estejam prontos para a usar!