Pplware

LXpup – Um derivado do Linux Puppy com LXDE

Não compre uma máquina nova…transforme a sua antiga!

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.

Depois de ontem termos apresentado o SliTaz – Um Linux com 35 MB que corre em 48 MB de RAM e de ja termos dado a conhecer o Puppy, hoje vamos conhecer o LXpup, um derivado do Puppy mas com LXDE que por sua vez é baseado no Ubuntu.

Puppy é uma pequena distribuição Linux que permite tornar qualquer PC (mesmo os mais antigos), numa máquina super simples, rápida e segura. Esta distribuição foi desenvolvida inicialmente por Barry Kauler e, apesar de pequena, é muito completa. A distribuição que apresentamos hoje não é nada mais que um derivado do Puppy e dá pelo nome de LXpup (também conhecida como CheckMate).

O LXpup tem como ambiente gráfico de trabalho o leve LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment . Este ambiente gráfico é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais,  os objectivos  que têm outros ambiente gráficos mais populares como é o caso do KDE e Gnome.

Porque é que o Puppy/LXpup é diferente?

Ao nível de ferramentas pré instaladas, o LXPup é uma distribuição Out-of-the-box. Das aplicações/ferramentas instaladas, destacamos:

Pcmanfm – rápido e funcional gestor de ficheiros que usa o gio/gvfs (File system abstraction). O Pcmanfm foi desenvolvido por Hong Jen Yee (Taiwan) como uma alternativa ao Nautilus

SeaMonkey  – O LXPup é totalmente “adepto” do  SeaMonkey , uma vez que traz o SeaMonkey Web Browser, SeaMonkey mail and news, SeaMonkey IRC chat client, etc.

Como ferramentas de produtividade, o LXPup inclui o AbiWord, um processador de texto gratuito muito ao estilo Word da Microsoft. Além do Abiword, o LXPup inclui também o Document Viewer e o Gnumeric (como folha de cálculo).

Como qualquer outro Linux, o LXPup é ideal para recuperar informação do Windows quando existe algum problema no arranque do sistema operativo da Microsoft (ver aqui) e segundo o site do projecto, esta é também uma distribuição ideal para aceder ao seu banco online (ver aqui).

Não é adepto do LXDE?

Para quem não é adepto do LXDE, o criador do LXPup também pensou neles. Nesse sentido personalizou também o Puppy com os seguintes ambiente gráficos:

Que mais é preciso? Para quem pretender colocar facilmente o LXPup numa PenUSB, pode usar o Lili USB Creator (veja aqui como fazer). Experimentem e estejam atentos à performance do sistema!

Licença: GPL/LGPL Download: lxpup 12.12 [129 MB] | Precise Lxpup 11.12 NO PAE [195 MB] Homepage: Puppy

Exit mobile version